Edercc - Para quem gosta de Automoveis

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Carro VS moto - Vídeo de choque frontal



Quando pensamos que já vimos de tudo na vida, eis que aparece algo que nos deixa completamente estupefactos.

Este vídeo presente no Youtube mostra uma perseguição policial a dois indíviduos numa moto. Estes circulavam em contra-mão e acabam por chocar frontalmente contra um táxi.

Até aqui tudo normal, mas o facto de ainda conseguirem fugir do local depois de tão grande embate é absolutamente surpreendente! Sobretudo se tivermos em conta que o «pendura» salta pelo ar, atingindo uma altura incrível, e ainda se consegue levantar.

Fonte: Carscoop.blogspot.com


Opinião Edercc: É absolutamente inacreditável o que o ser humano consegue fazer quando se encontra sobre pressão. O condutor da moto abandona o colega no chão e começa a correr como se nada tivesse passado! E o outro ainda se consegue levantar, mesmo depois de tão grande impacto. Devem ser primos do Super-Homem...

domingo, fevereiro 25, 2007

Mercedes desenvolve primeiro veículo de combate a incêndios com célula de combustível


A Mercedes-Benz apresentou o primeiro veículo de combate a fogos movido a pilha de combustível, o “Fire Service Mercedes-Benz F-Cell”, em Sacramento, nos EUA, o qual será utilizado pelos bombeiros da região. As operações a que este veículo irá ser submetido produzirão dados valiosos para o contínuo desenvolvimento da tecnologia “fuell cell”, tendo em vista a criação de soluções para um transporte a hidrogénio seguro.

Esta viatura junta-se ao primeiro automóvel de polícia movido a pilha de combustível, também produzido pelo grupo DaimlerChrysler, que está já ao serviço do departamento de polícia da Universidade de Wayne State. Estes dois veículos são as primeiras viaturas de emergência, em todo o mundo, a funcionar com pilha de combustível a hidrogénio.

Todo o sistema do «Fire Services Mercedes-Benz F-Cell» está incorporado no chão do veículo, deixando espaço para passageiros e carga. A autonomia da viatura é de cerca de 280 km, dispondo de uma velocidade máxima de 145 km. O motor eléctrico debita 88 cv de potência, acelerando dos 0 aos 100km em 16 segundos.

As pilhas de combustível libertam energia através da reacção do hidrogénio com oxigénio, pelo que a produção desta energia limpa, que já atinge elevados níveis de eficiência, não produz emissões poluentes. Os veículos movidos a pilhas de combustível de hidrogénio emitem apenas vapor de água pura.

sábado, fevereiro 24, 2007

Maybach apresenta vídeo



A Mercedes divulgou um vídeo promocional do Maybach 62S.

Esta limousine hiper-luxousa percorre as estrados do Dubai, exibindo alguns detalhes requintados como os bancos que mais parecem sofás e os copos em prata com o símbolo da Maybach.

Mas não pense o leitor que o Maybach é apenas sinónimo de luxo, pois esta versão 62S conta com um motor V12 biturbo de 612cv, sendo capaz de assustar um Porsche 911 em aceleração, pois consegue cumprir os 0-100km/h em 5,2 segundos.

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Kia Carnival eleito melhor movolume pela Motorweek


A Kia Carnival arrecadou na passada semana no «Chicago Auto Show» o prémio de Melhor Monovolume, atribuição feita pelo programa de TV americano MotorWeek, na sua edição 2007 do «Drivers' Choice Awards».

O MotorWeek analisou mais de 150 automóveis para a edição deste ano do “Drivers' Choice Awards”, centrando-se na performance, tecnologia e sentido prático dos automóveis, bem como no “value for Money” que proporcionam segundo a perspectiva dos consumidores. Os veículos vencedores nas várias categorias foram, assim, testados em diversas estradas e percursos definidos e posteriormente comparados com os seus principais concorrentes.

Para John Davis, Produtor Executivo e Fundador da Motorweek, «o novo design da Marca Kia acompanha tudo o que de melhor existe nos seus concorrentes, superando-os em preço, garantia e fiabilidade,» …. «Os avanços da Kia na qualidade dos seus produtos estão perfeitamente demonstrados na Kia Carnival. Desde o transporte escolar, às empresas transitárias, os monovolumes são os veículos mais versáteis do planeta e a Kia Carnival está no topo deles.»

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

O Leão mostra as garras em Genève

Por ocasião do 77º Salão Internacional do Automóvel de Genève, a Peugeot irá exibir vinte e oito modelos de série e seis concept cars, destacando-se três novas silhuetas na oferta 207, bem como o seu novo sport utility vehicle (SUV), o 4007.


A Peugeot irá apostar em força no Salão de Genève que irá decorrer no próximo mês de Março, contando com um espaço de exposição superior a 2.600 metros quadrados, onde irá exibir 34 viaturas, de entre as quais se registam seis concept cars. Estes últimos são o 207 nas versões SW Outdoor, Spider e Epure, bem como o novo SUV 4007 Holland&Holland, o 908 RC e o 908 HDi FAP.

Novas versões 207

Entre as três novas silhuetas agora apresentadas, duas serão proximamente propostas ao público, o 207 CC e o 207 RC, enquanto que a terceira, o 207 SW Outdoor, ilustra o que poderá vir a ser uma futura proposta inteiramente dedicada ao lazer.


Destas variantes o destaque vai para o desportivo 207 RC. Este recorre ao motor 1,6 l THP turbo com injecção directa de gasolina, fruto de uma cooperação com a BMW (este motor também equipa o Mini Cooper S), com 175 cv e um binário de 240 Nm a partir de 1.600 rpm.




O primeiro SUV da marca: 4007

O 4007, apresentado em Genève como novidade mundial, é o primeiro SUV da marca, um resultado da parceria com a Mitsubishi Motors Corporation. Este apresenta um estilo que não
oferece dúvidas quanto à sua integração na marca francesa, com uma zona dianteira a assemelhar-se a um felino, através dos faróis rasgados. Este estreia uma nova motorização 2,2 l HDi FAP com cerca de 156 cv e 380 Nm de binário.

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Ferrari constrói parque de diversões


Apesar de muito se ter falado na imprensa sobre o novo parque de diversões que a Ferrari vai construir em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, nunca ninguém tinha visto imagens desta mega-construção.

A revista britânica «Car», conseguiu revelar as primeiras imagens oficiais do projecto em 3D. Este parque será construído em 2009 e de acordo com a Ferrari, terá uma torre de 70 metros capaz de aplicar forças «G» em todos aqueles que tenham coragem para lá se aventurar, uma montanha russa com duas vias onde os passageiros irão correr uns contra os outros (?!), pistas de karting, rally, buggy, etc.

Para além destas diversões existirá também um hotel, um parque aquático, campos de golf, entre outras infra-estruturas necessárias neste tipo de parques.

Fonte: Autoblog



segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Smart revela preços do Fortwo



A Smart já revelou os preços do seu pequeno utilitário citadino, o Fortwo, que irá chegar ao mercado português no próximo mês de Abril.


sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Armindo Araújo entra para equipa oficial de WRC

A Mistubishi confirmou no passado dia 14 a presença de Armindo Araújo na sua equipa oficial de ralis, para participar já no próximo Vodafone Rally de Portugal, que decorrerá de 29 de Março a 1 de Abril.

Esta decisão era aguardada com alguma expectativa, depois das boas prestações exibidas por Armindo Araújo em várias provas, sobretudo com o 5º lugar obtido nos difíceis troços gelados da Suécia, na categoria PWRC.


Fonte: Autosport

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Renault apresenta novo Mégane GT

No próximo mês de Abril a Renault irá comercializar o novo Mégane GT, uma versão mais desportiva, disponível com o 2.0 dCi (diesel) de 150cv e 2.0T de 165cv



Para quem necessita de um utilitário mas não abdica de uma linha desportiva, a Renault propõe agora o Mégane GT.

Disponível nas versões de 3 e 5 portas, esta versão GT conta com os préstimos de dois motores potentes. O primeiro é um 2.0L Turbo a gasolina, capaz de debitar 165cv, conseguindo cumprir os 0-100 quilómetros em 8,3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 219km/h. Este é um motor suave que privilegia o conforto de utilização.

Mas a motorização mais importante para Portugal será o 2.0 dCi diesel de 150 cv, capaz de cumprir os 0-100 em 8,7 segundos e chegar aos 208km/h de velocidade máxima. Este apresenta as mais recentes tecnologias como os injectores piezo-eléctricos, rampa comum de 1 600 bar e turbo de geometria variável. O resultado verifica-se num binário de 340 Nm às 2 000 rpm e um consumo de 5,5 l a cada 100 quilómetros.

No exterior, o Mégane GT distingue-se pelo novo spoiler, pelos contornos cromados da grelha do pára-choques dianteiro, pelas embaladeiras, pelo deflector do portão traseiro, pelas jantes exclusivas «Jarsalle» em liga leve de 17 polegadas e pela dupla saída de escape central, com inscrição GT.

No habitáculo destacam-se os bancos mais envolventes com apoio lateral reforçado, o volante de couro específico com a insígnia GT e o conjunto de pedais e o descanso para o pé, ambos de alumínio. Os estofos em couro estão disponíveis em opção.

O interior conta ainda com inserções em tom inox na face central do painel de bordo, no friso do porta-luvas e nas pegas das portas. O fundo dos mostradores do painel de instrumentos de bordo tem a cor cinzento azulada.

Os estofos dos bancos pespontados e os cintos de segurança cinzento prata completam a decoração do interior.

Para o chassis, os engenheiros da Renault optaram por soluções técnicas centradas no suporte da carroçaria e na eficácia do trem dianteiro, sem prejuízo do conforto vertical. Para tal, os amortecedores, possuem uma taragem própria que assegura o controlo dos movimentos da carroçaria, qualquer que seja o tipo de condução praticada.

Os sistemas estabilizadores do chassis do Mégane GT são mais rígidos, tanto à frente como atrás, de maneira a reduzir o ângulo de inclinação em curva e a carroçaria foi rebaixada 10 mm de altura, para obter um centro de gravidade mais baixo. A rigidez das molas dianteiras e traseiras sofreu também um aumento de 24 %. Para optimização da precisão e da reactividade do trem dianteiro, a direcção assistida eléctrica foi dotada com parâmetros específicos e os blocos de filtragem da suspensão dianteira foram rigidificados.

O sistema de controlo dinâmico de estabilidade ESP foi afinado em função das performances do chassis.

O Mégane GT vai ser comercializado, em Portugal, no início do mês de Abril de 2007 com um preço de venda ao público na versão diesel de 32.600 euros para a versão 3 portas e de 32.950 euros para a versão de 5 portas.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

C4 Picasso ganha Troféu Volante de Cristal

O Citröen C4 Picasso foi eleito Carro do Ano em Portugal, recebendo o Troféu Volante de Cristal. É a primeira vez que um monovolume vence à geral, num concurso que remonta a 1985. A funcionalidade, o design apelativo e as soluções inovadoras foram os principais argumentos que levaram o monovolume da marca francesa à vitória.

De seguida, apresentamos os vencedores nas várias categorias.


Desportivo do Ano: BMW 335i Coupé

O motor seis cilindros com dois turbo compressores, um pequeno para as baixas rotações e um grande para as altas, com vista a evitar o «turbo lag», foi o elemento crucial para a vitória nesta categoria. Os 306 cavalos de potência máxima e a rapidez de resposta associadas a um chassis desportivo, fazem as delícias de qualquer amante de desportivos.



Monovolume do Ano: Citroën C4 Picasso 1.6HDI

Para além de vencer à geral, obtendo o tão desejado título de automóvel do ano, o C4 Picasso também venceu na sua respectiva categoria.





Utilitário do Ano: Peugeot 207 1.4 HDI Premium

Apesar de o motor ser algo «fraco», devido aos seus parcos 70cv, a economia, o aspecto jovem e agressivo da carroçaria e o preço competitivo ajustado ao bom equipamento de série, foram suficientes para se destacar nesta categoria.





Executivo do Ano: Lexus GS 450H

O luxo e o conforto são os predicados de qualquer Lexus. Contudo, o 450H consegue conciliar tudo isto a um comportamento desportivo. Como se não bastasse, os consumos baixos face à potência e as reduzidas emissões de poluentes tornam este automóvel no desejo de qualquer executivo ou chefe de família abastado. O principal segredo reside no motor híbrido que associa um motor V6 de 3.5 L a um motor eléctrico. Na cidade, a baixa velocidade, funciona apenas o motor eléctrico, mas caso seja necessário impressionar qualquer street racer num semáforo, a acção combinada dos dois motores chega aos 345cv, uma potência apenas encontrada em motores V8 de 4,5L muito mais poluentes.



Descapotável do Ano: VW Eos 2.0TDI

Longe vão os tempos em que um descapotável era apenas um carro de fim-de-semana. O Volkswagen Eos, com a sua capota metálica automática, os quatro lugares utilizáveis, a mala razoável e o motor 2.0 TDI de 140cv potente e económico, são o exemplo de como se pode ter um automóvel para todas as ocasiões.




Todo-o-Terreno do Ano: BMW x3 3.0 SD

Apesar de não ser um todo-o-terreno puro e duro, o BMW X3 consegue vencer alguns obstáculos fora de estrada com algum à vontade, graças aos controlos electrónicos que garantem boa motricidade. Mas a «cereja no topo do bolo» é o motor 3.0L diesel com duplo turbo compressor, já estreado no 535D, mas com 286cv. Mas este SUV não tem apenas um bom motor, pois consegue lidar com a elevada potência de forma surpreendente, sendo ágil, estável e eficaz, quer circule numa auto-estrada ou numa estrada sinuosa na serra, batendo alguns «pseudo-desportivos».



Carrinha do Ano: Toyota Avensis SW 2.0 D-4D Sol

O novo motor de 125cv de 2.0L diesel veio baixar o peso desta carrinha topo de gama, facilitando a vida às famílias menos abastadas. A boa qualidade geral e o enorme espaço concedido aos seus ocupantes e respectiva bagagem são omnipresentes nesta carrinha da marca japonesa.



Fonte: Autosport

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Tiago Monteiro diz adeus à F1



Tiago Monteiro anunciou ontem, segunda-feira dia 12, que não irá participar na Fórmula 1 em 2007, dedicando-se no futuro a outras competições





Depois de uma longa expectativa em torno de Tiago Monteiro, relativamente ao seu futuro na Fórmula 1, eis que chega a primeira confirmação sobre a sua saída da Fórmula 1 em 2007. Uma situação que não constitui nenhuma surpresa, pois a não renovação do contrato com a Spyker e as fracas possibilidades de ingresso na Toro Rosso, o único lugar disponível no plantel, indicavam um futuro pouco promissor.

Ao verificar que as propostas que recebeu não ofereciam as condições que pretendia, Tiago Monteiro optou por não participar na próxima temporada.

Contudo, o piloto português está satisfeito pela sua prestação na categoria máxima do desporto automóvel e está decidido a apostar noutras competições bastante competitivas e reconhecidas mundialmente.

«Estou agradavelmente surpreendido pela quantidade e qualidade das propostas recebidas para 2007 e agora vamos ter que avaliar a melhor. Gostaria de agradecer a todos os apoiantes em Portugal e por todo o mundo, pela a atenção que me têm dispensado», referiu o piloto português no seu site oficial .

Apesar das inerentes dificuldades, Tiago Monteiro pretende voltar à F1 em 2008, procurando manter-se ligado aos monolugares, muito provavelmente através da competição americana dos Champ Cars, para que o seu regresso seja mais viável.


sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Michael Vergers bate recorde no Nürburgring




Tal como foi referido há bem pouco tempo pelo «blogue Edercc», Nürburgring Nordschleife é um dos circuitos mais difíceis do mundo.

Este título respeitável motiva muitos pilotos a desafiar as leis da física, procurando cumprir os mais de 20 quilómetros de extensão no menor tempo possível.

Um destes intrépidos pilotos, Michael Vergers, bateu em 2005 o recorde destinado aos carros de produção, ao volante de um carro perfeitamente legalizado para andar na estrada, mais concretamente um Radical SR8, equipado com um motor 2.6L V8 com 360cv.

O tempo obtido foi de 6 minutos e 55 segundos, batendo o recorde anterior em 20 segundos.

A título de comparação, basta referir que Clay Regazoni cumpriu o traçado em 7 minutos e 5 segundos num Fórmula 1 no GP de 1975!

Resta acrescentar que o carro estava equipado com pneus de estrada e não de competição. Michael Vergers referiu que se tivesse utilizado pneus slicks, poderia ainda ter baixado o tempo em cerca de 30 segundos.


Fonte: TopGear.com

Efeitos secundários de conduzir um Ferrari




Neste vídeo podemos ver o efeito que um Ferrari pode ter no ser humano, sobretudo quando se trata de um 599GTB com 620 cavalos de potência.

Nesta pequena «análise científica» podemos observar um alemão que acelera até bem perto dos 320km/h.

Em primeiro lugar, convém realçar as forças «G» aplicadas no corpo avantajado do alemão (quase que fura o banco!) e depois, o facto de começar a falar noutra língua, mais concretamente em italiano!

De facto, é preciso ter cuidado com os efeitos secundários de conduzir um Ferrari...


Fonte: Carscoop


Opinião Edercc: Acho que se fosse eu ao volante até passava a falar árabe!!!

Seat e Shakira unidos por uma boa causa



A Seat e a cantora Shakira uniram-se numa campanha publicitária e num projecto de solidariedade


A Shakira escolheu a Seat como patrocinador oficial da sua Tourné Europeia de 2007. A tourné, que durará três meses, começou no passado dia 25 de Janeiro na Alemanha e irá percorrer mais de 10 países europeus.

Para além disso, esta colaboração vai incidir também na caridade, através da «Fundação Pés Descalços» da Shakira, uma fundação a favor das crianças desalojadas e privadas dos seus direitos na América Latina.

A cantora e a Seat estão a angariar fundos para a fundação. Quem participar ficará habilitado a ganhar um Seat Leon Cupra devidamente personalizado pela cantora.

Este modelo único conta com uma cor roxa no exterior, jantes pretas, inserções metálicas em roxo e forros em branco no interior, bem como bancos desportivos e logótipos com o símbolo da Fundação.

Quanto a nível mecânico não existem alterações face ao Cupra normal, contando com o reconhecido motor 2L TFSI de 240cv, capaz de cumprir os 0-100km/h em 6,4 segundos e atingir 247 Km/h de velocidade máxima.

Para mais informações visitar o site http://www.catch-the-fever.pt/




quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Humevee é o melhor para o Iraque



Neste vídeo podemos verificar porque os iraquianos não gostam dos militares americanos.
Ficar retido no trânsito aumenta as probabilidades de uma emboscada, mas os militares e o Humvee arranjaram uma solução para este problema...

Fonte: Carscoop


Opinião Edercc: Há dias em que me apetece fazer o mesmo cá em Portugal...