Edercc - Para quem gosta de Automoveis

domingo, fevereiro 25, 2007

Mercedes desenvolve primeiro veículo de combate a incêndios com célula de combustível


A Mercedes-Benz apresentou o primeiro veículo de combate a fogos movido a pilha de combustível, o “Fire Service Mercedes-Benz F-Cell”, em Sacramento, nos EUA, o qual será utilizado pelos bombeiros da região. As operações a que este veículo irá ser submetido produzirão dados valiosos para o contínuo desenvolvimento da tecnologia “fuell cell”, tendo em vista a criação de soluções para um transporte a hidrogénio seguro.

Esta viatura junta-se ao primeiro automóvel de polícia movido a pilha de combustível, também produzido pelo grupo DaimlerChrysler, que está já ao serviço do departamento de polícia da Universidade de Wayne State. Estes dois veículos são as primeiras viaturas de emergência, em todo o mundo, a funcionar com pilha de combustível a hidrogénio.

Todo o sistema do «Fire Services Mercedes-Benz F-Cell» está incorporado no chão do veículo, deixando espaço para passageiros e carga. A autonomia da viatura é de cerca de 280 km, dispondo de uma velocidade máxima de 145 km. O motor eléctrico debita 88 cv de potência, acelerando dos 0 aos 100km em 16 segundos.

As pilhas de combustível libertam energia através da reacção do hidrogénio com oxigénio, pelo que a produção desta energia limpa, que já atinge elevados níveis de eficiência, não produz emissões poluentes. Os veículos movidos a pilhas de combustível de hidrogénio emitem apenas vapor de água pura.