Dakar - Última etapa em Marrocos
A etapa de ontem ficou marcada pelas inúmeras desistências. 28 Veículos abandonaram a prova devido a avarias mecânicas e acidentes. O mais marcante foi o capotanço de Hiroshi Masuoka, ficando o Mitsubishi Pajero Evo num estado irrecuperável. É uma triste forma de abandonar o Dakar, pois o japonês que participa nesta prova desde 1987 (já se sagrou por duas vezes campeão), tinha anunciado que este seria o seu último ano na competição.
Nos automóveis é evidente a supremacia da Volkswagen, que tem quatro das suas viaturas nos cinco primeiros lugares. Apenas o francês Luc Alphand da Mitsubishi é que interfere no monopólio da marca alemã com um terceiro lugar. Na frente está um espectacular Carlos Sainz, seguido de perto por Jutta Kleinshmidt que está apenas a pouco mais de 1 minuto de diferença (agora digam lá que não existem mulheres que conduzem bem!). Carlos Sousa está em 13º da geral.
Nas duas rodas segue Marc Coma na primeira posição, depois Cyril Despres e em terceiro, Isidre Esteve Pujol. Destaque mais uma vez para o piloto algarvio Ruben Faria (que já tinha vencido uma etapa no Algarve), que chegou a um surpreendente 4º tempo da etapa (subiu dez lugares na geral, passando para 12º!). Ruben referiu que decidiu aproveitar as características do terreno a seu favor, pois com a saída de Marrocos tudo será mais difícil e terá menos oportunidades de “dar nas vistas”. Confessou que tem pouca experiência na navegação, elemento crucial a partir daqui. Quanto ao motard Paulo Gonçalves, caiu ao km 11, danificando seriamente a moto. Com a direcção partida, soube “desenrascar” à boa maneira portuguesa com uns fios e cabos, conseguindo chegar ao final da etapa.
Nos camiões tudo na mesma. Incrivelmente, o russo Vladimir Chagin continua a registar vitória atrás de vitória. Basta referir que o segundo classificado está a 1h30 de atraso... é impressionante ver aquele monstro de várias toneladas a ultrapassar carros e certas vezes motos! Tal é a performance do camião!
A “nossa Trifene 200”, Elisabete Jacinto fez um brilhante 15º lugar na etapa, passando agora para 38º posto da geral a mais de 10 horas de Chagin...
Hoje a “caravana” abandonou Marrocos e entrou na Mauritânia.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home