Koenigsegg CCR
O multi-milionário sueco Christian von Koenigsegg sempre adorou os automóveis. De tal modo que decidiu criar o seu próprio carro. O resultado foi o Koenigsegg CC8, um carro com motor V8 (oriundo dos EUA, usado nos Mustang), com 4700cc e um super alimentador que levava a debitar 655cv. Pormenores exclusivos não faltavam. O próprio símbolo da marca foi inspirado no brazão da família (no século XII um antepassado foi ordenado cavaleiro) e as portas abriam num sistema único, ficando num ângulo de 90º, facilitando a entrada em áreas confinadas e atribuindo um estilo impar.
Mas a indústria automóvel nunca pára e rapidamente começaram a surgir super desportivos que ameaçavam o reinado da “bala” sueca. Não satisfeito com esta situação, von Koenigsegg quis lançar algo mais substancial... Nasceu deste modo uma evolução do automóvel anteriormente citado, chamando-se agora Koenigsegg CCR. O motor continua o mesmo mas foram adicionados dois compressores centrífugos Rotrex. A potência subiu para uns impressionantes 806cv e um binário máximo de 920Nm (suficiente para pulverizar a caixa de velocidades de um carro normal).
Para minimizar as dificuldades de condução, pois esta potência para um tracção traseira é assustadora, existe um diferencial autoblocante e um controlo de tracção (podendo ser desligado caso o condutor pretenda e não tenha amor à vida...).
Com um peso de 1180kg, bastam 3.2 segundos para atingir os 100km/h e a velocidade máxima anunciada é de 395km/h. Esta nunca foi atingida, mas na pista de Nardo, um piloto de testes da companhia já bateu o recorde do “velhinho” Mclaren F1, chegando aos 387,9km/h... nada mau...
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home