Connaught
Imaginem o que pode suceder quando antigos técnicos e engenheiros da Jaguar, TVR, Lotus e Aston Martin, se juntam para ressuscitar uma antiga marca de automóveis dos anos 50 e que foi uma equipa de fórmula 1. O resultado é este: O Connaught Type-D GT Syracuse. Mas o que tem este carro de tão especial, para além da sua estética brutal (autoria de George Matthews, designer da primeira versão da Renault Space), bem de acordo com os antigos coupés britânicos? Em primeiro lugar tem um motor de 2000 centímetros cúbicos... V10! De facto uma arquitectura muito pouco usual para tão baixa cilindrada. Mas as surpresas não acabam aqui! Este maravilhoso motor está associado a um “supercharger” que eleva a potência para uns interessantes 300 cavalos às 7000 rpm, com um binário de 371Nm. Não basta a potência ser por si só bastante elevada, como ainda por cima, o automóvel pesa apenas 850kg! Graças ao recurso de materiais ultra leves (basta referir que o motor é integralmente em alumínio).
Prestações estimadas pela marca? Até aos 100km/h bastarão menos de 5 segundos, para além de uma velocidade máxima de 275 km/h. Para controlar toda esta potência temos ao nosso dispor um diferencial traseiro autoblocante, uma suspensão firme que evita o adornar da carroçaria e uma distribuição de pesos perfeita de 50% à frente e 50% atrás.
Esta versão Syracuse, foi elaborada em memória da primeira vitória na Fórmula 1 por parte de um britânico ao volante de um carro da mesma proveniência (aos comandos de um Connaught obviamente) no Grande Prémio de Syracuse, na Sicília.
A sua produção será limitada a apenas 100 unidades, estando a marca já a aceitar encomendas. Contudo, a Connaught não se ficará por aqui, estando previsto o lançamento do Type-D GT, numa versão híbrida, associando prestações exuberantes a consumos reduzidos (no desenvolvimento deste motor foram registadas 18 patentes!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home