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quinta-feira, dezembro 22, 2005

ASCARI Kz1





Mais uma sexta-feira e mais um super desportivo aqui no Edercc. Desta vez o privilégio cabe ao Ascari Kz1. De inicio começa bem, pois um super desportivo que se preze necessita de um bom nome e este é de facto, um nome mítico. Alberto Ascari (filho de António Ascari, um talentoso piloto dos anos 20), foi o primeiro duplo campeão do mundo de Fórmula 1 e o único piloto até hoje a conseguir ganhar todas a corridas numa temporada. Apesar de ter desafiado a morte por diversas vezes (como em Mónaco, onde acabou por sofrer um despiste e cair dentro da marina), acabou mesmo por morrer num aparatoso acidente em 1955, no circuito de Monza, na Itália.
O chassis do Ascari foi construído em fibra de carbono, para apresentar a rigidez necessária e conter o peso, acusando na balança apenas 1330kg. O motor é de origem BMW, um 5.0 V8 (32 válvulas) que no M5 debita 400 cv, mas que os técnicos da Ascari “puxaram” para uns mais expressivos 500cv. Poderá parecer pouco em comparação a alguns dos seus rivais, mas os 3.7 segundos que leva dos 0 aos 100km/h e os mais de 320 km/h de velocidade máxima não são de menosprezar. Mas é realmente na pista, onde esta bomba revela aquilo de que é verdadeiramente capaz. O equilíbrio do chassis, a qualidade das suspensões, a disponibilidade do motor e a forma equilibrada e incisiva com que se insere nas curvas é tal, que consegue superar automóveis com potências bem superiores. Não é à toa que na pista da Top Gear (programa televisivo e revista de automóveis da chancela da BBC), o Ascari fez um tempo arrasador de 1m20.7, superando automóveis como o Mercedes SLR (626cv!) ou o Ford GT. É o perfeito exemplo de que não é só a potência que conta...
Mais fascinante ainda é o interior. Normalmente, na busca da leveza e simplicidade, os super carros apresentam interiores de competição, muito espartanos, despidos de quase todo o tipo de equipamento. Mas o Kz1 não! No seu interior impera a boa qualidade dos materiais, e bastante equipamento, sendo um automóvel confortável de conduzir no dia a dia. Se a tudo isto juntarmos o facto de só terem sido produzidas 50 unidades, a exclusividade está garantida.
Para além disso, a marca anunciou há bem pouco tempo, que se encontra a desenvolver o Ascari A10s, uma versão ainda mais exclusiva do Kz1. Com o mesmo motor, passará a debitar 600 cavalos, pesando 1280kg, estando disponível com uma caixa de 6 velocidades manual ou como opção, sequencial com o mesmo número de marchas.

Mas a Ascari é muito mais do que uma marca de automóveis. Imagine o que seria se pudesse realizar os seus sonhos mais loucos e extravagantes. Foi o que fez o misterioso multi-milionário Holandês Klaas Zwaart, fundador e dono da marca. Para além do Kz1, criou uma equipa para participar nas mais diversas competições. Já participaram nas 24 Horas de Le Mans e este ano correram na categoria GT espanhola, com uma versão de competição do Kz1.
Para além disso, resolveu construir uma espécie de clube exclusivo. O Ascari Race Resort, localizado na lindíssima região de Ronda, no sul de Espanha, tem uma pista com 5.425metros (a maior do país), possuindo ainda uma pista de todo-terreno e outras áreas para moto4, kartings, etc. Existe ainda um complexo turístico adjacente, com um hotel de luxo (a partir de 2006), restaurante, centro de beleza, piscinas, cinema, etc.
Os caros leitores poderão estar já preparar as malas, mas calma… Vamos aos preços: 25 mil euros por dia será o valor a despender se quiser experimentar a pista. Para além dos visitantes privados, à semelhança de um clube, existem dois tipos de sócios: de “Ouro” e “Platina”. Os sócios “Ouro” não excedem os 300 e pagam uma jóia e quota anual, mas terão 60 dias por ano para poder utilizar a pista (em datas especificas), podendo usufruir dos serviços da academia de pilotagem a preços especiais. Os sócios “Platina”, 40 no máximo, são equiparados a accionistas do espaço e o montante da participação ronda o milhão de euros. Podem usar o circuito durante 80 dias por ano e beneficiar das acções de formação ministradas, sendo-lhes reservada uma box privada para o carro.

Para além disso, o Ascari Race Resort possuí uma academia de pilotagem. Para além de instrutores profissionais, existem à disposição dos clientes que queiram frequentar as acções de formação, viaturas como Lotus Elise, Radical SR3, BMW’s 325 Compact do Grupo N, monolugares Reynard, Ascari Kz1-R, Ascari LMP900, para além de monolugares F1 provenientes da extinta Benetton.
Existirá algo mais parecido com o Paraíso do que isto?!...