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quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Mazda 6 MPS - Para "papás aceleras"



Em meados de Fevereiro, irá entrar em comercialização uma versão muito especial do Mazda 6, que acrescenta apenas uma sigla: MPS (Mazda Performance Séries). O que diferencia então este Mazda 6 MPS do resto da gama? Exteriormente parece que nada mudou, mas se olharmos mais atentamente, notamos algumas alterações: pequeno aileron, dupla saída de escape oval e um pára-choques redesenhado na traseira; Na frente vemos também uma grelha mais agressiva e um capôt saliente, parecendo que o motor “inchou”; Para além disso, os faróis estão mais escurecidos no seu interior; Claro está que as jantes também não podiam faltar, bastante atractivas por sinal.

No interior é que tudo parece na mesma. Olhar para esta versão ou para um Mazda 6 normal é quase praticamente a mesma coisa, mas atenção! Algo não está bem... passando os olhos pelo velocímetro e encontramos uma graduação até 280km/h! Algo se passa... afinal não é apenas mais uma “versãozita” racing, daquelas que pululam nas nossas estradas e que de performance apenas têm o nome. É que a Mazda introduziu na frente um motor 2.3 litros turbo com 260cv! Não é pois de admirar que o capôt esteja mais “inchado”...

Já temos motivos para começar a sorrir, mas as novidades não acabam por aqui: o carro dispõe de um sistema de tracção integral, com autoblocante traseiro. Não é permanente, pois na maioria das situações apenas tem tracção dianteira (solução escolhida para reduzir os consumos e melhorar a direccionalidade do carro), mas assim que o sistema detecta faltas de motricidade, envia automaticamente potência para as rodas traseiras, chegando a poder distribuir num máximo de 50:50. Como é óbvio, o carro viu a sua rigidez aumentada, para além do recurso a uma suspensão desportiva.

Pena é o carro ter ficado um pouco “obeso”, pois os seus 1665 quilos de peso acabam por se fazer notar nas performances: 240km/h de velocidade máxima e 6.6 segundos dos 0-100 km/h. Não está mau, principalmente a aceleração, mas podia ser melhor, tendo em conta a potência.

Não é uma proposta tão agressiva como um Mitsubishi Evolution ou um Subaru Impreza, mas é bastante rápido e eficiente, envergonhando muitos desportivos em qualquer traçado, de preferência sinuoso, conciliando tudo isto, com uma boa habitabilidade, conforto razoável e bastante equipamento, características que os seus rivais não apresentam. Em suma, é uma boa opção para os “papás aceleras” que gostam, de vez em quando, de assustar a mulher e impressionar os filhos, não descurando ao mesmo tempo um automóvel mais discreto e com boas características familiares. Preço? 51 mil euros.