Edercc - Para quem gosta de Automoveis

sexta-feira, janeiro 27, 2006

Volvo C30 - Missão: cativar os jovens


Os Hatchbacks (dois volumes com três ou cinco portas), são dos modelos com mais sucesso no mercado, principalmente na Europa. Uma boa fatia das vendas vai para os designados Hatchbacks Premium, ou seja, apresentam as mesmas características mas estão num nível de qualidade superior (e de preço também...). Exemplos disso são o Volkswagen Golf, o Audi A3, Mercedes Classe A, Alfa Romeu 147 ou, o recém-chegado, BMW série 1. Tendo consciência disso, a Volvo apresentou no salão de Detroit aquele que será o seu futuro Hatchback de luxo, procurando atingir dois objectivos principais: mudar a imagem da marca, cativando uma clientela mais jovem e aumentar as vendas de modo a atingir as 600 mil unidades/ano.
Parece que a fórmula poderá ter mesmo sucesso, julgando pelo design atractivo, robusto e desportivo do carro. O protótipo possuía um motor 5 cilindros turbo com 2400cc, capaz de debitar 260cv. Decerto que a gama de motores, quando chegar ao mercado, será semelhante à do modelo S40. Para além disso, a viatura exposta tinha apenas 4 lugares, não se sabendo ao certo qual será a decisão da marca.
Outro aspecto que também ainda está por definir será o sistema de tracção, residindo a dúvida entre tracção dianteira ou às quatro rodas. Por um lado, o carro fica mais leve e ágil só com tracção à frente, mas um sistema de tracção às quatro iria ajudar a domar os cavalos das versões mais potentes.