Regresso do Miura
Apesar das suas origens humildes, Ferrucio Lamborghini tornou-se um empresário de sucesso. Ele trabalhou num destacamento de transporte para o exército italiano, mas assim que terminou a guerra, começou a comprar os excedentes das máquinas de guerra para as transformar em máquinas agrícolas. Este instinto para o negócio daria os seus frutos, pois Lamborghini fez fortuna com a comercialização de tractores, considerados bastante robustos. Quando já se encontrava bastante abastado, tal como qualquer bom italiano milionário, começou a comprar Ferraris, pois não só admirava os carros da mítica marca italiana, como respeitava a Enzo Ferrari pela forma como este geria a empresa. Contudo, ficou bastante desagradado com os automóveis, principalmente pelas falhas mecânicas que estes apresentavam regularmente. Insatisfeito, resolveu falar com Enzo Ferrari, ao qual apresentou as suas criticas. Enzo, no seu jeito bastante característico, simplesmente respondeu: “Um construtor de tractores não pode perceber dos meus automóveis”. Este diálogo entre os dois homens resultaria numa lenda: a rivalidade entre Ferrari e Lamborghini.
Ferrucio, furioso com a resposta, decidiu fundar a sua própria marca de automóveis, inspirada no seu nome, a Lamborghini. O símbolo do touro foi também ele inspirado no signo do Zodíaco de Ferrucio.
Em 1961, na localidade de Sant’Agata Bolognese, perto das instalações da Ferrari e Maserati, surgiu a Lamborghini Automobili. O seu primeiro automóvel a ser produzido foi o Lamborghini Miura P400, um monstro com 350cv, com motor central transversal V12 (uma inovação na altura). Ainda hoje é procurado pelos coleccionadores, não só pela sua história, como pelo facto de ter sido um dos super desportivos mais bonitos de sempre.
Ora o mito está outra vez de volta com a apresentação do Lamborghini Miura Concept, desenhado por Walter de Silva (responsável do design dos novos seat e dos Alfa Romeu 147 e 156), que passou agora a assumir o departamento de design da marca italiana. Este afirmou que sempre quis redesenhar o carro e tal oportunidade surgiu com a comemoração dos 40 anos do Miura. Com um aspecto retro, tem feito furor por onde passa. Infelizmente ainda não tem data prevista de comercialização e se alguma vez será produzido, mas nunca se sabe...
Ferrucio, furioso com a resposta, decidiu fundar a sua própria marca de automóveis, inspirada no seu nome, a Lamborghini. O símbolo do touro foi também ele inspirado no signo do Zodíaco de Ferrucio.
Em 1961, na localidade de Sant’Agata Bolognese, perto das instalações da Ferrari e Maserati, surgiu a Lamborghini Automobili. O seu primeiro automóvel a ser produzido foi o Lamborghini Miura P400, um monstro com 350cv, com motor central transversal V12 (uma inovação na altura). Ainda hoje é procurado pelos coleccionadores, não só pela sua história, como pelo facto de ter sido um dos super desportivos mais bonitos de sempre.
Ora o mito está outra vez de volta com a apresentação do Lamborghini Miura Concept, desenhado por Walter de Silva (responsável do design dos novos seat e dos Alfa Romeu 147 e 156), que passou agora a assumir o departamento de design da marca italiana. Este afirmou que sempre quis redesenhar o carro e tal oportunidade surgiu com a comemoração dos 40 anos do Miura. Com um aspecto retro, tem feito furor por onde passa. Infelizmente ainda não tem data prevista de comercialização e se alguma vez será produzido, mas nunca se sabe...
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home