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sábado, dezembro 17, 2005

Preparar o automóvel para o Inverno


Com a chegada do Inverno, surge a altura de ter preocupações especiais com o automóvel. Principalmente se viajar ou residir em zonas com temperaturas negativas e com neve. Em primeiro lugar há que ter preocupações redobradas com a bateria e o motor de arranque, que são os elementos essenciais para fazer arrancar o motor. Por essa razão se estiver para partir de férias, não se esqueça de levar o carro à revisão. Sabemos bem que não apetece e que o dinheiro está escasso, mas é preferível prevenir, do que ficar com o carro avariado em qualquer sítio remoto e sem possível assistência. Para além disso, convém colocar o motor em marcha todos os dias por alguns minutos para recarregar a bateria e prevenir a entrada de humidades.
Quanto à bateria, deve-se verificar os chamados “vasos”, ou seja os compartimentos da mesma. Se estiverem abaixo do nível recomendado, deve-se acrescentar água destilada. Para além disso, os bornes devem ser protegidos de qualquer humidade, para tal basta aplicar um spray (existem vários no mercado que previnem humidades), ou como recurso, aplicar vaselina.
Outra medida essencial a tomar é verificar o nível de anticongelante do circuito de refrigeração (evitar água, pois pode congelar e provocar uma avaria de graves consequências para o motor). Escusado será dizer que outros líquidos da viatura devem ser revisados, como o óleo, o líquido dos travões (recomendável numa oficina especializada) ou até o simples reservatório do limpa pára-brisas.

Os vidros deverão ser bem limpos e aplicar um spray anti condensação, de modo a evitar que fique embaciado com a respiração. Para aqueles que vão para as “neves” é imprescindível levar spray descongelador para os vidros, para aplicar sempre que estes fiquem cobertos de gelo (mais um conselho: quando se abandona o carro por longas horas e estiver a nevar, convém levantar as escovas, de modo a que a neve não se acumule em demasia e seja difícil a sua remoção).

Verificar as juntas de borracha que vedam as portas para evitar infiltrações (a água pode infiltrar-se ligeiramente nas borrachas e com o frio congelar, criando dificuldades ao abrir as portas e os vidros eléctricos podem não funcionar). As próprias articulações e fechaduras devem ser protegidas com óleo. As escovas do pára-brisas, que raramente são utilizadas no verão, podem não estar nas perfeitas condições devido ao sol, por isso devem ser revisadas e se necessário substituídas.

Os pneus não devem apresentar uma profundidade inferior a 1,6 mm e nenhuns sinais de cortes, buracos ou deformações. Ver a pressão dos mesmos, inclusive o sobresselente (a maior parte das pessoas esquece-se deste elemento).

Ter em atenção os faróis e suas respectivas condições. Para uma viagem, convém levar lâmpadas de substituição, e ferramentas.

Por fim, mais um conselho: a maioria das entidades de manutenção das estradas, utiliza sal para descongelar as vias. Apesar de a maioria dos automóveis modernos apresentar uma elevada protecção contra a corrosão, o sal é sempre bastante nocivo. Por essa razão, se for possível, deverá deslocar-se a um centro de lavagem especializado e mandar parafinar a parte inferior do automóvel (aquela que entrará mais em contacto com o sal). A parafina é uma substância sólida e branca, semelhante à cera (mistura de hidrocarbonetos, de elevado peso molecular), que actua como isolador. Depois de efectuar a viagem, a viatura deverá de ser bem lavada, de modo a remover quaisquer excessos de sal acumulado (principalmente nas cavas das rodas).

E agora só mais uma coisa... Boa Viagem! Desfrutem das férias e circulem com segurança.