Audi nas 24 Horas de Le Mans... Com um Diesel!
Depois das várias vitórias alcançadas nas 24 Horas de Le Mans, com o R8, a Audi decidiu revolucionar o panorama automobilístico com o R10. É que este carro irá participar com um motor diesel! Não é a primeira vez que uma marca decide participar com este género de motor, considerado menos nobre para os puristas, numa competição automóvel, mas as 24 Horas desta mitíca prova são um desafio à resistência de qualquer automóvel. A Audi pretende mostrar que sabe desenvolver os melhores motores a gasóleo do Mundo, procurando atingir a vitória (e alcançando deste modo um grande golpe publicitário).
O motor TDI é um V12 (dispostos a 90º) de 5500 centímetros cúbicos, construído em alumínio, associado a dois turbo compressores. Ao contrário dos seus motores diesel comercializados, foi abandonado o sistema injector/bomba e optou-se por um superior sistema common-rail. A potência máxima é de 650 cavalos.
O carro terá como vantagem em relação aos seus adversários o melhor consumo (que permitirá fazer menos paragens nas boxes) e o poderoso binário de 1100 NM (Deus deve ter feito o Mundo com este género de força...), disponível a baixas rotações, proporcionando força descomunal à saída das curvas. Contudo, apresento aqui as minhas dúvidas, quanto ao modo como a caixa de velocidades irá aguentar tanto binário ao longo de 24 Horas ininterruptamente (nem sequer um carro de Fórmula 1 tem tanto binário)... Resta esperar pela prova, para ver o resultado deste investimento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home