Edercc - Para quem gosta de Automoveis

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Orca SC7



O ser humano é por natureza insatisfeito. Procura sempre mais e mais, tentando superar todas as barreiras. O mesmo se aplica aos automóveis. Enquanto ainda há bem pouco tempo atrás, automóveis de finais dos anos 80, como o Ferrari F40, Lamborghini Diablo, Jaguar XJ220, entre outros, desafiavam a nossa imaginação, superando a mitíca barreira dos 300km/h, agora essa barreira passou para os 400km/h... convém não esquecer que se tratam de automóveis legais, habilitados a andar nas vias públicas, pois não são protótipos ou carros de competição.
Na verdade os supercarros, fazem qualquer um sonhar, mas pouco se sabe acerca deles. Conhecem-se os mais famosos como o Ferrari Enzo ou o Porsche Carrera GT, mas existem muitos mais. Por essa razão, todas as sextas-feiras, será desvendado, aqui no Edercc, um supercarro. Não percam as próximas edições.


Para abrir o apetite, temos o Orca SC7 (Street Competition e o 7 corresponde ao número de carros produzidos). Começamos pelo motor: um V8 bi-turbo com 4163cc que debita 850cv. Mas na categoria dos supercarros ter um bom motor não chega. Como um bom atleta, o coração e os pulmões são apenas um componente essencial, mas que faz parte de um todo e que tem de funcionar na sua máxima perfeição. Por essa razão recorreu-se ao aluminío, titânio e magnésio para a construção do chassis e a carroçaria é composta por kevlar e fibra de carbono. Esta magnifica "receita" deu como resultado um peso total de 850 kg. Prestações? 12 segundos dos 0 aos 300km/h! quando pensamos que qualquer utilitário leva esse tempo para chegar aos 100km/h, ficamos mais elucidados. Com uma velocidade máxima anunciada de mais de 400km/h, 2,4 segundos dos 0 aos 100km/h e uma aparência digna de um filme do Batman, bem podemos sonhar.
O mais triste é que a maioria destes automóveis vai acabar numa garagem de um milionário abastado, que não deve ter "unhas" para tanto carro e que provavelmente fará meia duzia de quilómetros com ele. Isto faz-nos nauzeas... Enfim, não se esqueçam de se inscrever no Euromilhões desta semana.