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quinta-feira, janeiro 12, 2006

Ferrari Enzo



A Ferrari sempre preencheu a mente de todos os apaixonados por automóveis. Simplesmente ninguém pode ficar indiferente. Para aumentar ainda mais o imaginário dos homens, a marca, para celebrar os seus 40 anos de história, lançou o Ferrari F40, um super desportivo dos mais rápidos e evoluídos da sua época. Passados 10 anos lançou o F50, basicamente um carro de fórmula 1 para andar na estrada. Agora eis que para celebrar mais um feliz aniversário, a marca lançou nos últimos tempos, aquele que deveria designar-se de F60. Mas não o fizeram... estranho. Quando os responsáveis da marca foram confrontados com a designação do novo modelo, decidiram que este era tão rápido, tão eficaz, tão evoluído, quase perfeito, que lhe colocaram o nome do fundador da marca: o “commendatore” Enzo Ferrari! Mas será que o carro é assim tão bom, que os seus criadores ousaram atribuir-lhe um nome tão respeitado e mítico? Vejamos:

- Motor V12 central traseiro, com 5998cc e 48 válvulas;

- 660 cavalos de potência às 7800 rpm;

- Dos 0-100km/h em 3,65 segundos e uma velocidade máxima de mais de 350km/h.

Mas um Ferrari é muito mais do que potência. A atenção ao detalhe, e a experiência da marca na Fórmula 1 reflectem-se na estrada ou em qualquer pista. A estrutura é constituída por um esquema de alumínio em ninho de abelha, revestida por duas camadas de fibra de carbono, como se de uma sanduíche se trata-se. O motor está assente em suportes elásticos ligados a um sub-chassis tubular traseiro. As suspensões são as mesmas da competição, com triângulos sobrepostos e amortecedores a gás horizontais, accionados por uma barra “push-rod”. O sistema é composto por dois sensores de movimentos verticais nas rodas, um sensor de velocidade e um sensor no pedal de travão. A suspensão muda a sua acção dependendo das circunstâncias, tanto nas curvas, como nas acelerações e travagens, de modo a evitar o tradicional adornar e afundar da carroçaria. Até a entrada nas garagens ou transposição de lombas foi pensada! Carregando num botão, a suspensão da frente eleva-se de modo a não bater no chão.

O motor é gerido por um comando Bosch Motronic ME7 com seis sensores de detonação, para além de uma variador de fase e admissão. Isto significa que não só é potente, como regular e capaz de debitar sempre valores apreciáveis de potência em qualquer rotação.

A transmissão tem um diferencial autoblocante, a 30% em aceleração e 55% em desaceleração, garantindo que as rodas traseiras têm sempre grandes doses de aderência. A caixa manual sequencial com patilhas no volante é oriunda da F1, com sincronizadores triplos e comando electro-hidráulico. Podemos escolher, através de um botão, três tipos de velocidade de caixa, Normal, Sport e Race (este último garante passagens em 150 milissegundos! Estas opções mudam o comportamento da suspensão e o controlo de tracção. Existe ainda o modo “Launch Control” – trava-se com o pé esquerdo, escolhe-se a rotação e assim que largamos o pé do travão o Enzo sai disparado com uma bala.

Os travões são quase indestrutíveis! Discos em carbo-cerâmica. Mas aquilo em que a marca se distingue dos seus opositores é na aerodinâmica, onde explora como ninguém. A experiência na F1 e os intensivos testes no túnel de vento dão os seus frutos. Existem ao longo do carro apêndices aerodinâmicos móveis que se adaptam à velocidade: a velocidades médias a asa traseira adopta a inclinação máxima e os spoilers dianteiros ficam recolhidos, garantindo o máximo apoio. A velocidades altas acontece o contrário, para poder atingir mais velocidade máxima. A carga chega a 344kg aos 200km/h, 775kg aos 300km/h e desce para 585kg quando se passa dos 350km/h. Isto significa que se fosse possível por o carro num túnel, de cabeça para baixo, este manter-se-ia colado ao tecto a velocidade superiores a 200km/h!... Até a parte inferior do carro tem funções aerodinâmicas.

Os bancos do carro são comprados de acordo com a estatura do seu proprietário e pode ajustar os pedais em 16 posições diferentes.

Foram feitos apenas 399 carros que se venderam rapidamente.

Apesar disso a Ferrari lançou recentemente uma evolução do Enzo, designada FXX. Debita 800cv, a carga aerodinâmica é muito superior e a caixa de velocidades faz passagens quase ao dobro da velocidade, entre outros pormenores. Desta vez foi a Ferrari que escolheu a quem iria vender os carros... infelizmente a versão FXX não tem autorização para andar nas estradas. Para além disso, os compradores tiveram que assinar um acordo, em que se comprometem a não utilizar o carro em competição. Significa isto que apenas podem participar em “Track Days” ou correr com ele numa pista privada ou alugada...

1 Comments:

  • Eder, estás proibido de tirar fotografias aos meus carros, isto já começa a ser um hábito desagradável.
    beijinhos

    By Blogger Patricia, at 18/1/06 10:32  

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