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terça-feira, janeiro 23, 2007

Renovação da Estrela


Design moderno mas conservador, maiores cotas de habitabilidade e conforto, bem como novos conteúdos tecnológicos, são algumas das características do novo Classe C, apresentado recentemente pela Mercedes-Benz

Depois de algumas imagens do novo Classe C terem começado a ser divulgadas na Internet, a Mercedes-Benz decidiu apresentar oficialmente o novo modelo à Imprensa.

Como é apanágio da marca alemã estrear novas tecnologias pioneiras no sector sempre que apresenta um novo modelo, o novo Classe C não foge à regra. Este inclui a suspensão «Agility Control», que controla as forças dos amortecedores de acordo com a situação de condução: numa condução normal, com reduzidas solicitações dos amortecedores, as forças de amortecimento reduzem-se automaticamente para melhorar consideravelmente o conforto de condução, sem prejudicar o comportamento de segurança.

Em caso de uma condução mais dinâmica, activam-se as máximas forças de amortecimento, o que estabiliza eficazmente o veículo. A direcção do novo Classe C dispõe de uma relação de 14.5, sendo por isso 6% mais directa do que a direcção do modelo anterior. O selector das velocidades conta com passagens de caixa mais curtas e precisas.

A Mercedes-Benz também desenvolveu o pack «Advanced Agility», com modo de condução «Sport», disponível, opcionalmente, a partir do Outono 2007. Esta opção permite ao condutor optar entre dois programas de condução: «Sport» e «Confort». No âmbito destes programas o amortecedor de cada roda tem um controlo electrónico infinitamente variável. A nova direcção dependente da velocidade com uma relação mais directa e centragem variável, assim como a adaptação das características do acelerador e dos pontos de selecção da caixa automática, também fazem parte deste pack.

O travão adaptativo também faz parte do equipamento de série. Baseando-se na tecnologia do Classe S, oferece funções de apoio adicionais para uma ainda maior segurança e conforto. De referir, como exemplo, o sistema «Start-Off Assist» de apoio ao arranque nas subidas, que acciona o sistema de travagem em situações críticas e produz um contacto leve para secar os discos dos travões quando molhados.


Espaço acrescido

A limousine, com 4.581 mm de comprimento, é 55 mm mais comprida do que o modelo antecessor. A carroçaria dispõe agora de uma largura de 1.770 mm (+ 42 mm) e a distância entre eixos aumentou para 2.760 mm (+ 45mm). Estas dimensões criaram as condições para alargar o espaço no interior, contribuindo assim para um maior conforto. À frente, por exemplo, o espaço entre os ombros aumentou 40 mm.

A nível de design é de destacar a grelha do radiador que é utilizada, pela primeira vez, como um elemento de distinção das variantes dos modelos. Três lamelas horizontais e a estrela Mercedes-Benz de grande dimensão colocada ao centro caracterizam a linha «Avantgarde», como elemento de design tradicional dos modelos desportivos da marca. A silhueta desportiva pode ser reforçada com o pack AMG, que inclui saias dianteira e traseira e abas laterais.

Na linha «Elegance» a Mercedes-Benz incorporou uma grelha do radiador tri-dimensional com lamelas em cromado brilhante para acentuar outros atributos típicos da marca, como o conforto e o requinte. A linha «Classic» é intencionalmente mais discreta e tradicional.


Aumento médio de 13% da potência e de 18% de binário

dos motores de 4 cilindros

A Mercedes-Benz dispensou particular atenção ao aperfeiçoamento dos motores de quatro cilindros, registando-se um aumento médio da potência de cerca de 13% e de 18% no binário.

Na gama das motorizações a gasolina a potência do modelo base, mais concretamente o C 180 Kompressor, aumentou de 143 cv para 156 cv, com um binário máximo 4,5% superior, passando de 220 para 230 Nm. Por seu lado, o C 200 Kompressor debita mais 20 cv do que anteriormente. Com 184 cv de potência, atinge o binário máximo de 250 Nm a partir das 2.800 rpm. Para além das prestações, o consumo de combustível também foi melhorado em ambas as motorizações, com uma redução de 0,3 e 0,5 litros por cada 100km, respectivamente.


Menor consumo de combustível dos motores CDI

O aperfeiçoamento dos motores de quatro cilindros a diesel foi também objectivo principal dos engenheiros da Mercedes-Benz, que optimizaram o motor, o intercooler e a injecção directa “Common-rail”, tendo modificado mais de 90 componentes. Como resultado destas medidas o novo C 200 CDI dispõe de uma potência 11% superior ao modelo anterior, ou seja, 136 cv relativamente aos anteriores 122 cv.

O C 220 CDI debita uma potência máxima de 170 cv (antes 150 cv), e atinge um binário de 400 Nm já a partir das 2.000 rpm. O consumo de combustível destas duas motorizações baixou cerca de 0,3 l/100 km (NEDC), pelo que o C 200 CDI e o C 220 CDI conseguem percorrer 100 km com apenas 6,1 litros de combustível.

Os motores V6 que equipam o Classe C mantêm-se inalterados, estando à escolha três motores a gasolina que debitam 204 cv, 231 cv e 272 cv respectivamente. O motor de seis cilindros do novo C 320 CDI apresenta uma potência de 224 cv. À excepção do C 350, todos os modelos do novo Classe C estão equipados com uma caixa de 6 velocidades, com o selector «Agility Control» integrado de série. O modelo topo de gama C 350 está equipado, de série, com a caixa automática de 7 velocidades 7G-TRONIC. Para os outros modelos de seis cilindros do Classe C, esta caixa está disponível como opção.


Segurança acrescida

Acerca da segurança, a protecção dos ocupantes baseia-se numa estrutura da carroçaria constituída 70% por aço de elevada e ultra elevada resistência. Relativamente às séries anteriores, a Mercedes-Benz alargou as zonas de deformação e optimizou os fluxos de energia. A estrutura da secção dianteira do novo Classe C dispõe de quatro níveis de impacto que actuam independentemente, permitindo que as forças sejam distribuídas por uma vasta área enquanto passam pela célula do passageiro.

A tecnologia de segurança no interior foi complementada com os mais recentes sistemas de protecção. Sete airbags fazem parte do equipamento de série: dois airbags adaptativos para o condutor e acompanhante, um airbag para os joelhos no lugar do condutor, dois airbags laterais nos encostos dos bancos da frente e dois windowbags de grande dimensão, que se estendem do pilar A ao pilar C em caso de um embate lateral. Os pré-tensores e os limitadores da força dos cintos de segurança são de série para o condutor, acompanhante e ocupantes dos bancos traseiros da extremidade.

Os apoios de cabeça, de série, operam segundo o princípio «NECK PRO»: durante uma colisão traseira as superfícies almofadadas deslocam-se para a frente em milésimos de segundo para apoiarem a cabeça do condutor e acompanhante numa fase antecipada. Isto reduz significativamente o risco de ferimentos causados pelo movimento tipo chicote.

A Mercedes-Benz também desenvolveu as luzes de travão intermitentes para reduzir colisões traseiras. Se o condutor necessitar de travar a fundo a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes de travão piscam rapidamente para prevenir os condutores que circulam atrás.

«PRE-SAFE» é outro sistema já estreado no topo de gama Classe S e que passa a estar disponível no novo Classe C. Este sistema de protecção preventiva dos ocupantes (opcional) está ligado a sistemas de segurança activa como o ESP e «Brake Assist», e tem capacidade para reconhecer situações de condução críticas numa fase preliminar. O Classe C, na iminência de um acidente causado pela sub ou sobreviragem, ou se o condutor necessitar de travar com a máxima força numa situação de emergência, activa o «PRE-SAFE» como medida preventiva para preparar o veículo e os seus ocupantes para um acidente iminente. Em função disso, a fase da segurança passiva não começa com a ocorrência do embate, mas antes de uma inevitável colisão.

O sistema de luzes inteligente também está disponível, pela primeira vez, no Classe C. Potentes faróis Bi-Xenon fornecem cinco diferentes funções de luz que se adaptam às diversas condições de condução e climatéricas: modo de condução em estradas secundárias ou em auto-estrada, faróis de nevoeiro aperfeiçoados, sistema de luz activa e luzes direccionais.


Interior

Quanto às tecnologias no interior destinadas ao entretenimento, para além de tudo o que já vai sendo típico neste segmento, o destaque vai para o sistema multimédia «Comand APS» que dispõe de funções adicionais, de entre as quais um novo sistema de navegação a nível da Europa, cujos dados estão guardados num disco rígido de 30 giga bytes. Os mapas de alta definição são apresentados num visor a cores de 7 “, que se recolhe por detrás de uma cobertura (tampa) ao simples toque de um botão. O «Comand APS» inclui ainda um servidor de música com uma memória de 4 giga bytes, leitor de DVD para vídeo e áudio e sistema de comando por voz «Linguatronic», ainda mais aperfeiçoado: o condutor não necessita de soletrar os nomes dos países, cidades ou estradas, porque pode indicá-las por palavras inteiras. O sistema de comando por voz pode ser utilizado, quer para seleccionar estações de rádio quer para entrar na lista telefónica.

A comercialização do Classe C no mercado Europeu terá início em Março, chegando aos Estados Unidos apenas em Agosto.