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terça-feira, janeiro 09, 2007

Mitsubishi Evolution X: Playstation sobre rodas


A evolução X do Mitsubishi Lancer foi apresentada em Detroit, contando agora com um design apelativo, um interior com qualidade e mecânica de excepção

Uma verdadeira «Playstation» sobre rodas é a melhor definição sobre o novo Mitsubishi Evolution X. A panóplia tecnológica que possuí traduz-se numa experiência de condução sem igual, levando qualquer condutor a sentir-se uma criança e a confundir a realidade com um jogo, talvez o «Gran Turismo»... Só é pena, quando as coisas correm mal na vida real, não possa aparecer o tradicional «game over» para podermos fazer um «restart»...

Desde 1992, a Mitsubishi tem brindado os amantes da condução com as versões desportivas do Lancer. As vitórias nos mundiais de ralis trouxeram popularidade à versão de estrada, que não se fica muito atrás dos modelos de competição no que diz respeito à tecnologia: motores dois litros auxiliados por turbos de grandes dimensões e tracção às quatro rodas com diferenciais activos, o «must» destes automóveis.

Há medida que os anos foram passando, a marca dos três diamantes foi melhorando a receita, lançando várias evoluções do mesmo modelo. Os «ingredientes» base mantiveram-se, mas a electrónica e a escolha de alguns materiais exóticos (como as pás em titânio do turbo), aumentaram a potência e trouxeram mais agilidade em curva.

Contudo, a estética foi permanecendo quase inalterada, bem como o interior, com pouca qualidade e má apresentação. Consciente desta situação, a Mitsubishi optou por efectuar uma revolução para a nova geração Lancer que será lançada em 2008, passando a utilizar um novo chassis.

O design permanece claramente agressivo, mas ao mesmo tempo apelativo. O interior apresenta agora materiais de superior qualidade e as soluções estilísticas mais modernas proliferam um pouco por todo o habitáculo.

Este novo modelo, designado Evolution X, foi apresentado ontem, dia 8, no salão de Detroit, nos EUA, para gáudio dos fãs. Ao contrário de alguns rumores anteriormente divulgados, que indicavam um aumento de cilindrada, o motor permanece um 2.0 litros (apesar de ser um motor totalmente novo, construído inteiramente em alumínio), auxiliado por um turbo compressor e com um sistema variável da abertura das válvulas, que a marca apelida de MIVEC.

A potência máxima não foi declarada, pois o motor ainda se encontra em fase de desenvolvimento, mas os técnicos asseguram que se tratará da mais potente motorização base utilizada num Lancer Evolution. Segundo o site Edmunds.com, prevê-se uma potência na ordem dos 320cv.

O sistema de tracção às quatro rodas com diferenciais activos (Super All Wheel Control) continua a marcar presença mas sofreu melhorias. Para além de garantir maior tracção e agilidade em curva, o sistema está agora interligado à nova suspensão activa que varia o amortecimento e rigidez da suspensão consoante as características do piso.

Os travões e a direcção passaram também a variar a sua regulação e intervenção consoante as necessidades.

Finalmente, a maior novidade reside na caixa automática de seis velocidades com duas embraiagens, semelhante à caixa DSG da Volkswagen. Esta caixa conta com patilhas no volante, prometendo uma rapidez de actuação exemplar.

Como opcional estará uma caixa manual, igualmente de seis velocidades.

A nível teórico, tudo indica que este Lancer será, como os seus antecessores, um automóvel difícil de bater no que diz respeito às capacidades dinâmicas.

Resta esperar até 2008 para ver na prática o que esta nova evolução é capaz.

Fonte: Edmunds.com