Edercc - Para quem gosta de Automoveis

segunda-feira, outubro 31, 2005

Novo Imposto Automóvel aumenta os preços de 95% dos veículos vendidos em Portugal

Como devem ter reparado, apesar de a notícia de alteração do Imposto Automóvel (IA) por parte do Estado ter sido apresentada há mais de uma semana, não apareceu nenhum comentário da minha parte. Esta decisão foi tomada deliberadamente, pois queria ver a reacção dos Media, das várias entidades ligadas ao automóvel e da população em geral.
Quando o orçamento de Estado foi divulgado com a promessa da revisão do IA, conjugada com um novo imposto ambiental, com entrada em vigor para Julho de 2006, os portugueses começaram, tal qual uma miragem no meio do deserto, a vislumbrar lá bem longe, a luz ao fim do túnel. Ouve quem sonha-se bem alto, comovendo-se, acreditando veementemente que seria feita justiça ao fim de tantos anos no sector automóvel. Por outro lado, havia os “velhos do Restelo”, que desconfiavam de tanta inovação e apontavam esta medida com desconfiança. Verdade seja dita, que eu fazia parte desta segunda facção. E porquê? Em primeiro lugar pela quantidade de Governos que foram sucedendo ao longo dos anos, que prometiam, prometiam e nada fizeram (ainda me recordo das palavras de Durão Barroso, numa visita a um complexo industrial, garantindo estarem pessoas mobilizadas para solucionar a questão). Inclusive o meu pai, quando viu a noticia, emitiu um “esgar malicioso”, dizendo-me – “Já quando eu estava no estrangeiro, pensava que quando regressasse a Portugal, o IA teria desaparecido” – comentário que me fez dar uma forte gargalhada, pois já lá vão mais de 20 anos que ele pensava assim... Em segundo lugar porque este imposto é uma verdadeira "galinha dos ovos de ouro" do Estado, garantindo um forte suporte, ano após ano, para as receitas e equilíbrio das contas públicas. Em terceiro lugar porque “cheio de boas intenções está o inferno cheio” e se os políticos estivessem realmente interessados no ambiente, já teriam abolido o IA há anos e não incentivariam, como têm feito, a importação de automóveis usados, caindo no ridículo de abater o imposto consoante o número de anos da viatura, ou seja, um veículo importado com mais de dez anos, vê o seu IA reduzido drasticamente. Agora pergunto eu? Se querem combater a poluição, a sinistralidade e aumentar a segurança, porque razão favorecem a entrada de “lixo” (perdoem-me a expressão mas não arranjo outra definição) no país. Depois, hipocritamente, aparecem em grandes debates televisivos a queixar-se da importação de automóveis usados oriundos da Espanha, França, Alemanha... a caírem de podres! Significa isto mais poluição, menor segurança, não só pelo número de anos dos veículos que acabam por danificar certos componentes, como a maioria não possui sistemas de apoio à condução modernos como o ABS ou ESP, já por não falar em cintos com pré tensores e airbags ou a utilização de motores mais eficientes no consumo de combustível e que produzem menos emissões de poluentes. Não pensemos que é só o comprador individual, pois inclusive as empresas de transportes, importam camiões e autocarros da” idade da pedra” (um exemplo flagrante é a empresa de transportes públicos EVA, cujos autocarros, apesar de serem renovados exteriormente, possuem matrículas datadas de 1989!).
Agora analisemos o novo IA. Como foi dito anteriormente, foi acrescentado uma nova componente ambiental que supostamente, irá favorecer as viaturas menos poluentes. Segundo a revista especializada Autohoje de 28 de Outubro, “em mais de 3300 automóveis, apenas 180 vão pagar menos Imposto Automóvel do que hoje, quando em Julho de 2006 for aplicada a nova fórmula de taxação”. Para além disso, na mesma revista analisam uma situação no mínimo curiosa: Estabelecendo um comparativo entre um Smart Fortwo que emite 115 g/km de dióxido de carbono, um Kia Picanto 1.0 que produz 123 g/km e um BMW 630 Ci Coupé que “despeja” literalmente 216 g/km, qual é que os nossos caros leitores acha que irá pagar menos imposto? Resposta Errada! Pois por mais absurdo que pareça, o IA do pequeno Smart quase duplicará, correspondendo a 97,4%, o Kia aumentará 9,1% e por fim o teutónico BMW terá uma redução de 0,2%! Enfim, como dizia certo indivíduo: “Não sei se chore, não sei se ria!”.
O leitor poderá ainda pensar que esta seja uma excepção, mas os casos não se ficam por aqui, mas como o texto já vai longo e já estou a desfalecer num misto de angústia e raiva, prefiro ficar por aqui.
Por fim, faço ainda referencia a Sandro Mêda, director da Autohoje que comenta o facto de o novo imposto favorecer os veículos hibrídos (motor tipíco de combustão associado a um eléctrico), alertando para o facto de em Portugal existirem apenas três modelos deste género à venda e que eu acrescento, tratarem-se do Honda Civic IMA, o Toyota Prius e o Lexus RX400h, de 21900 euros, 28784 euros e de 71121 euros respectivamente. Concluíndo, preço elevado e fora do alcance da maioria dos portugueses. O mais ridículo é que um veículo como o Lexus, marca de alto prestígio e de luxo, vê o seu preço reduzido em 1090 euros, favorecendo os mais ricos, que à partida poderiam pagar.
Enfim, esperemos que o Estado se aperceba que os portugueses estão começando a “rebentar pelas costuras” e que os automóveis, mais do que uma forma de expressão e prazer, são acima de tudo um meio de transporte vital, havendo quem dependa dele para a sua actividade económica.

PS: Então e se deixássemos todos de comprar automóveis até o Estado rever as taxas a aplicar? Seria uma boa ideia...

2 Comments:

  • Até poderíamos de deixar de comprar automóveis, ficaríamos com os nossos podres, a cair de velhos e na oficina todos os dias...até poderíamos andar só de autocarro, mas nas cidades onde não existe uma boa rede de transportes públicos, as pessoas têm que se render a todos os aumentos inerentes à utilização de veículo próprio. Aumenta tudo, menos o nosso ordenado!

    By Blogger Patricia, at 3/11/05 10:17  

  • é engraçado a malta aqui já contente que o selo automovel ia sair quando apanhamos com as suas alteraçoes...enfim concordo com a Patricia tudo aumenta menos a minha paciência e o ordenado.
    bom fim de semana bjs

    By Blogger Sputnik, at 4/11/05 04:07  

Enviar um comentário

<< Home