Edercc - Para quem gosta de Automoveis

segunda-feira, outubro 31, 2005

Nova Saab Sport Hatch


Chegou ao mercado nacional uma das carrinhas mais aguardadas do segmento médio-alto, a Saab 9-3 Sport Hatch. Dotada de uma estética bastante apelativa, está disponível com um vasto leque de motorizações, começando num desinteressante 1.8i de 122cv, até culminar num imponente 2.8 V6 turbo, com nada mais, nada menos, que 250cv. Como a realidade portuguesa rapidamente relega este tipo de motores para segundo plano, um dos motores mais competitivos e que decerto angariará mais clientes será o potente motor diesel 1.9Tids de 150cv. Infelizmente, é aqui que as coisas começam a correr mal... Este motor oriundo do grupo General Motors (precisamente o mesmo que equipa a Opel Vectra), apesar da potência elevada, acaba por desiludir, devido à dificuldade que tem nos baixos regimes. É certo que a partir das 2000 rpm, ganha outra “alma” e rapidamente consegue levar os 1475 kg da Saab para velocidades acima da lei, mas comparativamente a outras propostas com menor potência declarada, como por exemplo o 2.0 tdi do grupo Volkswagen, acaba por decepcionar.
Uma vez no interior, repara-se na qualidade mediana dos acabamentos, que apesar de não comprometer, também não é nenhuma referência do segmento. O espaço não é dos melhores e a bagageira revela-se insuficiente para as malas de cinco passageiros numa grande viagem, contando apenas com 419 litros, segundo dados da marca. Pelo menos o design do tablier é atraente, dando uma sensação de conforto, para além de a chave de ignição ser colocada no meio dos bancos, junto à caixa de velocidades, solução que faz parte do historial da marca e cuja invulgaridade sempre me agradou.
Começando nos 39600 euros da versão designada Linear, não pode ser considerada acessível, para além da situação se agravar se pretendermos mais equipamento, acabando nuns pouco agradáveis 44150 euros da versão Vector. É agradável de conduzir, elegante e desportiva, mas peca por um motor pouco expressivo, uma bagageira decepcionante para uma carrinha e um preço algo elevado. É uma questão de gosto e bolsa recheada...