Edercc - Para quem gosta de Automoveis

domingo, outubro 16, 2005

Renault ganha mundial de construtores


Fernando Alonso aos comandos do renault R25, venceu o Grande Prémio da China, enquanto que o seu companheiro de equipa, Giancarlo Fisichella, assegurou a quarta posição, garantindo o Mundial de construtores para a marca francesa, deixando a rival McLaren na segunda posição do campeonato. A Renault partiu como favorita, pois na qualificação, Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella, ficaram na 1º e 2ª posição respectivamente, ficando os homens da McLaren, Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya, com os 3º e 5º postos. Mais tarde Montoya acabaria por abandonar, após o embate numa grelha de escoamento de àgua da pista, que se encontrava solta, danificando o carro, acabando por desistir. Raikkonen acabou por ficar em segundo, benificiando de uma penalidade imposta a Fisichella por abrandar deliberadamente na entrada das boxes, servindo de "tampão a Raikkonen". Ralph Shumacher ficou numa brilhante terceira posição.
Quanto ao irmão mais velho, Michael Shumacher, teve uma corrida para esquecer, pois ainda antes da prova iniciar, na volta de reconhecimento, enquanto aquecia os pneus, embateu no Minardi de C. Albers. Apesar disso, conseguiu partir para a corrida a partir das boxes. Contudo, mais tarde enquanto o safety car se encontrava em pista, cometeu outro erro, agravado pelo facto dos pneus Bridgestone estarem frios, resultando numa saida de pista para evitar o embate com outros pilotos à sua frente.
Quanto ao piloto português, Tiago Monteiro, terminou num excelente 11º lugar, à frente do piloto da Ferrari, Rubens Barrichello.