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domingo, outubro 29, 2006

Seat Altea passa a XL


A Seat apresentou o Altea XL no Algarve, no Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa, em Albufeira, no passado dia 27

Com início da comercialização em Portugal no próximo dia 1 de Novembro, a Seat Altea XL vem preencher um lugar vago no seio da marca. Na verdade, o Altea não disponibiliza muito espaço, sobretudo na bagageira. Por essa razão, a Seat vai lançar agora a variante carrinha, designada por XL.

O Altea XL é uma carrinha, mas mais alta do que é comum neste segmento, com bastantes semelhanças com um monovolume.

Em termos estéticos, a frente continua com aquele ar comum a toda a família Seat, mas a traseira é a zona que recebeu mais alterações face ao modelo que lhe serviu de base, onde se suavizaram as formas para as adequar ao seu carácter familiar.

A característica estética mais destacada são as ópticas que se distribuem entre a porta da bagageira e a carroçaria. Outro elemento que acentua o carácter familiar do veículo é a disposição das barras de carga colocadas no tejadilho.

No interior, as cotas de habitabilidade são bastante generosas e a mala parece um verdadeiro armazém, honrando a designação XL, pois parece poder levar tudo o que quisermos.

Apresenta 532 litros de capacidade na configuração normal, mas caso se pretenda abdicar de algum espaço para as pernas dos passageiros, os bancos podem ser movidos longitudalmente aumentado a capacidade para uns bem generosos 635 litros. Caso se pretenda levar a «casa às costas», todos os bancos podem ser rebatidos criando uma superfície plana que permite dilatar a capacidade para 1605 litros.

Ainda no interior encontramos alguns aspectos práticos, como a bandeja desdobrável que cobre a bagagem (que, com um toque apenas, fica oculta), os tabuleiros colocados nas costas dos bancos dianteiros e o já mencionado deslizamento dos bancos traseiros em 16 centímetros.

Contudo, a maior decepção diz respeito aos espaços de arrumação, pois o porta-luvas é bastante pequeno, e existem poucas soluções de arrumação de objectos. Está longe de desiludir, mas verdade seja dita, que esperávamos mais.

Onde não desilude é na condução, adoptando a filosofia desportiva da marca, com o chamado «Chassis Ágil». A geometria da suspensão dianteira, tipo McPherson, tem as molas colocadas num bom ângulo e dispõe ainda de «silentblocks» bastante rígidos, que oferecem uma grande estabilidade em qualquer situação, desde mudanças repentinas até travagens em curva. Os “silentblocks” reduzem axialmente os esforços longitudinais (travagem e aceleração) do eixo motriz e minimizam radialmente os transversais (balanceio).

O trem traseiro utiliza uma suspensão Multilink de quatro braços, três transversais e um longitudinal, que resultam num bom nível de conforto e, ao mesmo tempo, num elevado grau de agilidade.

Além disso, o Altea XL dispõe de série, nas versões Stylance e Sport-up, de ESP (controlo electrónico de estabilidade) com «Driving Steering Recommendation», uma ajuda dinâmica na direcção para aumentar a estabilidade do veículo. Por fim, conta ainda com o EBA (Emergency Brake Assistance), que em caso de travagem de emergência, aumenta a pressão aproveitando toda a capacidade do sistema ABS, enquanto activa as luzes de emergência.

A apresentação do Altea XL à imprensa no Algarve decorreu no Hotel Grande Real Santa Eulália, em Albufeira. Para ensaio estava previsto um percurso de 60 quilómetros, que contemplava condução citadina, auto-estrada e traçado sinuoso, onde podemos comprovar todas as características dinâmicas do veículo.

Ao contrário do que se espera num veículo com este tamanho e altura, o Altea XL adorna muito pouco nas curvas e mostra-se ágil e preciso. No traçado sinuoso, perto da cidade de Silves, demarcou-se pela positiva, «saltitando» de curva em curva a velocidades pouco recomendáveis, com uma facilidade e um há vontade surpreendentes. Inclusive, numa curva, onde o entusiasmo do momento conduziu a algum exagero, o ESP lá estava para salvar o dia, com a colaboração do chassis preciso e bem calibrado, que tomou as rédeas e permitiu a recuperação da trajectória delineada com facilidade.

O veículo testado pelo «Edercc» contava com os préstimos do motor 2.0TDI de 140 cavalos, associado à caixa DSG, com dupla embraiagem, conhecida por ser uma das melhores do mercado. De facto, esta caixa contribui para um elevado nível de conforto em qualquer situação, onde nem se sentem as transições de caixa, não sendo raras as vezes em que já íamos em sexta em nem tínhamos dado por isso.

Nas curvas, é extremamente rápida, adaptando-se às intenções do condutor, podendo ser rápida e decidida numa condução mais aguerrida. De tão eficaz que é, acabámos por fazer quase todo o percurso no modo totalmente automático, dispensando o modo sequencial.

A Seat Portugal vai iniciar a comercialização do novo Altea XL com as motorizações 1.9 TDI de 105 CV (24 400 euros) e 2.0 TDI de 140 CV (31 700 euros). Até ao final do ano estarão disponíveis os 1.4 de 85 CV (20 800 euros) e o 1.6 de 102 CV (24 600 euros) e a caixa DSG associada ao motor 2.0 TDI de 140 CV (33 200 euros).

Em 2007, durante os três primeiros meses, surgirá o 2.0 TDI de 170 CV (33 800 euros) e o 2.0 FSI de 150 CV com caixa Tiptronic (32 900 euros).

Estes motores podem associar-se a três níveis de acabamento: Reference, Stylance e Sport-Up.

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