Edercc - Para quem gosta de Automoveis

sábado, outubro 14, 2006

Opel Corsa aposta na dinâmica


A nova geração do Opel Corsa entrou em comercialização em Portugal no passado mês de Setembro


Qualquer semelhança com a anterior geração é apenas mera coincidência. A marca decidiu fazer um produto inteiramente novo, em vez de uma mera «operação plástica».

O «Edercc» testou a versão mais desportiva, isto é, o Corsa GTC 1.3 CDTI ECOTEC de 90 cavalos.

A Opel decidiu pegar nas linhas do bem sucedido Astra GTC e adapto-as para o seu irmão mais novo. O resultado é um veículo com linhas bastante apelativas e desportivas, sobretudo na variante testada, de três portas, designada igualmente por GTC (Grande Turismo Compacto).

Conta com faróis escurecidos e jantes de liga leve de 16 polegadas com cinco raios duplos. Para além disso, o GTC distingue-se da variante de cinco portas pelo chassis desportivo, rebaixado em 18 milímetros à frente e 15 atrás. Recebe ainda uma afinação de suspensão mais dura, relações de caixa mais curtas e uma direcção assistida de desmultiplicação variável, que se adapta consoante a velocidade.

Uma vez no seu interior, assim que se fecham as portas nota-se uma melhoria considerável face ao seu antecessor, principalmente pelo fechar «abafado», transmitindo uma sensação de robustez apenas encontrada em modelos de gamas superiores.

O tablier continua a apresentar plásticos duros mas tem uma apresentação agradável e um bom rigor de construção. Os bancos desportivos que equipam o modelo, contam com um óptimo apoio lateral e encaixam perfeitamente o condutor e passageiros.

Para além disso, o Corsa apresenta bastante espaço, sobretudo nos lugares traseiros. Nota positiva ainda para a posição de condução, graças às múltiplas regulações do banco e do volante.

Todos os comandos estão ao alcance do condutor, graças à posição avançada da consola central, que nesta variante GTC conta com decoração cinzento mate. O volante é forrado em pele perfurada, exibe uma boa pega e conta com comandos no volante do rádio CD MP3.

Uma vez em marcha, acaba por se notar o primeiro aspecto negativo, pois o motor 1.3 CDTI continua com o mesmo problema da geração anterior, isto é, o pronunciado turbo «lag».

Quando a agulha do conta rotações se encontra abaixo das 2000 rotações por minuto, mesmo pressionando o acelerador com severidade, nada acontece. Existe um compasso de espera e só quando se ultrapassa esta barreira é que o Corsa salta para a frente com um vigor assinalável. O segredo está em nunca deixar as rotações caírem muito, trabalhando um pouco mais com a caixa de seis velocidades, que por sinal, é bastante precisa e agradável de manusear. Apesar desta lacuna, o motor apresenta uma grande vitalidade.

Chegado às curvas, o Corsa volta a responder bem, com bastante estabilidade e segurança, sem que a carroçaria adorne muito. Mesmo quando provocado em apoio, não exibe reacções negativas, permanecendo sempre bastante neutro. Contudo, esta suspensão mais rija implica menos conforto, mas o resultado não compromete.

O sistema de travagem também é bom, com bom tacto do pedal e uma boa resistência à fadiga, mesmo quando é bastante solicitado.

Em termos de segurança, conta com airbags frontais e laterais nos lugares dianteiros e airbags de cortina em toda a extensão do habitáculo. Infelizmente, o controlo de estabilidade está remetido para os opcionais, custando 525 euros.

A nível de consumos, a marca anuncia uma média de 5,9 litros aos 100 quilómetros em circuito urbano, 3,8 litros fora da cidade e 4,6 litros num ciclo combinado.

Em conclusão, o Corsa GTC constitui uma aposta a ter em conta. É bastante agradável de conduzir, bem equipado e robusto.

Variantes para todos os gostos

Actualmente a gama conta com três motores a gasolina, um 1.0 litros de três cilindros com 60cv (cavalos de potência), um 1.2l de 80cv e um 1.4l de 90cv. As motorizações diesel baseiam-se no 1.3 CDTI em duas variantes de potência, uma com 75cv e outra com 90cv. Para mais tarde, em Março de 2007, chegará ao mercado nacional a versão topo de gama, o 1.7CDTI, com 125 cavalos.

Os preços oscilam entre os 13.800 euros da variante «enjoy» e os 20.900 euros do «Cosmo», cinco portas, 1.3CDTI 90cv.

1 Comments:

  • Esteticamente (que é a única coisa que eu percebo de carros) está muito giro!
    «C'mon»

    By Blogger Patricia, at 18/10/06 16:54  

Enviar um comentário

<< Home