Edercc - Para quem gosta de Automoveis

quarta-feira, setembro 27, 2006

Porsche 911 Targa acelerou no Sul do País



A Herdade dos Grous recebeu o novo Porsche 911 Targa


A Porsche apresentou nos passados dias 14, 24 e 26, o novo 911 Targa, na Herdade dos Grous, no Alentejo.

Este diferencia-se dos restantes 911 pelo tejadilho panorâmico com 1,54 metros quadrados que permite a entrada no habitáculo de uma luminosidade sem igual. Este tejadilho conta com uma pigmentação que apenas deixa entrar 17 por cento da energia térmica do sol, de modo a evitar que o veículo se transforme numa estufa.

Para aqueles que gostam mais do ar livre, podem accionar o mecanismo eléctrico e abrir o tejadilho, com uma enorme capacidade de abertura, dando a sensação que estamos ao volante de um descapotável.

Foi precisamente esta a intenção dos técnicos da Porsche quando em 1967 criaram o primeiro 911 Targa. Esta foi uma solução de compromisso, pois conseguia conciliar a rigidez de um coupé, com a possibilidade de andar de cabelos ao vento. O conceito de tecto panorâmico utilizado nesta nova geração 911, surgiu apenas em 1995, na série 993, mas veio melhorar ainda mais as vantagens deste conceito.

Pela primeira vez o 911 Targa surge equipado com 2 motores distintos. O Targa 4, com 325 cavalos, permite uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 5,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 280km/h. Já o Targa 4S com uma cilindrada de

3,8 litros e 355 cavalos, leva apenas 4,9 segundos dos 0 aos 100km/h e a uma velocidade máxima de 288km/h.

Com trajecto definido, os carros saíram do Algarve, conduzidos por jornalistas de todo o mundo. Passaram pela Serra de Monchique onde tiveram a oportunidade de experimentar o seu desempenho nas curvas, bem como as planícies alentejanas para testar (e desafiar!) os limites de velocidade.

Como seria de esperar, o Porsche 911 Targa está mais refinado que nunca, com elevados limites de aderência e com o mínimo de vibrações possível. Para além disso, a nova geração surge associada apenas à transmissão integral, aumentando ainda a segurança, dando por vezes a impressão que é mais fácil arrancar o alcatrão da estrada do que o Porsche sair da trajectória delineada...