Edercc - Para quem gosta de Automoveis

segunda-feira, junho 26, 2006

Desrespeito pelos fãs de F1

Existem coisas que não consigo compreender e a RTP é uma delas. Ontem, às 18h estava prevista a transmissão do G.P do Canadá em Fórmula 1. Contudo, qual não é o meu espanto quando às 17h é exibido o filme “O Último Samurai”. Resultado? Não houve F1 para ninguém... Não bastava o facto de o canal ter deixado de mostrar as qualificações de Sábado, como ainda por cima, de vez em quando, nem a corrida podemos ver.

O filme de facto tem imensa qualidade (até o tenho em DVD), mas será que não havia outra hora ou dia para o transmitir? Ainda para mais quando, há bem pouco tempo, tinha sido exibido no mesmo canal. Para além disso, para que serve a Dois? Já que existem dois canais, podia existir uma complementaridade, neste caso a transmissão da corrida passaria no segundo canal. A RTP N encarregou-se desta função, mas convém não esquecer que nem todos usufruem do serviço de TV Cabo. A RTP é um canal generalista de serviço público, ou será que os senhores responsáveis não sabem o que isto significa?

No país vizinho estava a ser transmitida a corrida na Tele5. Faltavam ainda 25 minutos para a partida e já os jornalistas estavam a mostrar a pista, os preparativos, etc. Estavam mesmo lá, no Canadá! O máximo que acontece na RTP é colocar os comentadores num estúdio em Lisboa enquanto vão recebendo as imagens por satélite... (mas isto é outra situação, que compreendo plenamente, pois o dinheiro não dá para tudo).

Outro aspecto a assinalar, que me surpreendeu, foi o facto dos espaços publicitários possuírem dois “quadros”, isto é, um de maiores dimensões onde efectivamente passava a publicidade, enquanto num quadro pequeno, no canto inferior esquerdo, continua a poder ser visionada a corrida. Opção inteligente e que permite continuar a acompanhar a situação. O espectador português vê a corrida ser interrompida para passar os obrigatórios espaços publicitários e quando esta é retomada, verifica tristemente a perda de acontecimentos importantes. Esta téncica não constitui novidade nenhuma e já há imensos anos que é utilizada por algumas estações de televisão, mas a RTP teima em não aderir, não se sabendo muito bem porquê...

Convém reconhecer que a Fórmula 1 passou a ter muita importância na Espanha devido à "AlonsoMania", uma garantia por si só de grandes audiências. Será que é necessário o Tiago Monteiro vencer um campeonato do Mundo para podermos ter boas transmissões na T.V portuguesa? Os responsáveis da RTP têm de começar a ter um pouco mais de consideração pelos fãs da F1.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home