Edercc - Para quem gosta de Automoveis

sexta-feira, novembro 17, 2006

Ferrari adere à tracção integral


Fotos espia captam testes de um Ferrari 612 Scaglietti com tracção às quatro rodas

O fotógrafo Hans Lehmann, da revista Winding Road, obteve fotos de um Ferrari 612 Scaglietti a testar no circuito de Maranello (Itália), equipado com instrumentação de medição de potência nas rodas dianteiras e cálculo de patinagem. Tal significa que está equipado com um sistema de tracção integral, uma verdadeira revolução na marca italiana!

Apenas em meados dos anos 80, uma equipa de engenheiros construiu um Ferrari 408 com tracção às quatro rodas, mas nunca chegou a ser comercializado.

Há relativamente pouco tempo, a Ferrari anunciou que iria desenvolver um sistema de tracção integral, mas que transmite potência às rodas da frente apenas quando as de trás começam a patinar, funcionando na maior parte do tempo só com tracção traseira, de modo a manter o comportamento tradicional de um Ferrari. Para além disso, os mais «puristas» (e com «sangue frio» suficiente...) podem desligar o sistema e utilizar apenas a tracção traseira.

Fonte: Winding Road

Opinião Edercc: Até a tradicional Ferrari se rendeu à tracção integral! De facto disponibiliza mais tracção, sobretudo com piso molhado ou com gelo. Só espero que este sistema não venha aumentar demasiado o peso do automóvel e retirar alguma velocidade de ponta. Já não falo no aumento do consumo de combustível, pois quem adquire um Ferrari não vai estar muito preocupado com isso...