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sexta-feira, novembro 17, 2006

Novo Smart Fortwo chega em Abril


O Smart Fortwo está de volta com «cara lavada», interiores actualizados e mecânica melhorada, com comercialização prevista em Portugal para Abril de 2007


A Smart têm vindo a ser uma dor de cabeça para o grupo DaimlerChysler, em primeiro lugar pelo fraco desempenho do pequeno utilitário Fortwo no polémico teste do «Alce», no qual capotou. Foram introduzidas modificações na suspensão, pneus e incluído o ESP de série para corrigir o problema. Contudo, a marca nunca apresentou um saldo positivo, devido ao elevado custo unitário dos veículos. Agora, a nova geração do smart fortwo assume-se como uma importante evolução do actual modelo.

A utilização de outros materiais fez reduzir o custo de produção de cada viatura em 12%. O processo de produção foi também optimizado e os tempos de produção reduziram-se de 9,5 para 8 horas. A montagem final, que para o modelo antecessor perfazia 4,5 horas, está concluído agora em apenas 3,5 horas. Tudo em prol de uma competitividade superior.

Motores

O novo Smart Fortwo vai ser lançado em Portugal em Abril de 2007, apresentando uma gama de motores aperfeiçoados e mais potentes. O motor de 3 cilindros e 1 litro de cilindrada debita 61 cv, 71 cv ou 84 cv de potência. A potência do motor que equipa o smart fortwo cdi aumentou cerca de 10%, debitando agora 45 cv, mantendo a cilindrada de 800 cc.

Todos os motores dispõem de uma caixa manual de 5 velocidades automatizada, igualmente modificada para permitir passagens de caixa mais céleres. As versões a gasolina atingem agora uma velocidade máxima de 145 km/h, isto é, 10 km/h mais do que o modelo anterior.

Dimensões e interior

As dimensões aumentaram 19,5 cm em comprimento relativamente à primeira geração.

A bagageira tem agora uma capacidade de carga de 220 litros (mais 70 litros do que anteriormente) e quando carregado até ao tecto atinge uma capacidade de carga de 340 litros (80 litros adicionais). O novo smart fortwo está igualmente dotado da conhecida secção traseira bi-partida, podendo a secção de baixo ser utilizada como plataforma para facilitar as operações de carga e descarga.

Este novo modelo também viu o interior renovado, nomeadamente pelas entradas de ar e instrumentos adicionais montados sobre o painel, revestimento em tecido na zona das portas e do painel de instrumentos, bancos de segurança com cintos de segurança de 3 pontos, ignição por detrás da alavanca das velocidades e nova colocação dos comandos dos vidros eléctricos.

O painel de instrumentos deixou de ter o formato em “S”, apresentando agora uma linha mais direita no sentido do acompanhante, oferecendo uma sensação única de espaço.

Segurança

O nível da segurança passiva foi também outra das preocupações dos engenheiros. Os «crash-tests» realizados durante o desenvolvimento deste modelo, comprovaram que o smart fortwo se posiciona ao nível das 4 estrelas atribuídas nos testes da EuroNCAP .

Devido à futura comercialização do Smart nos EUA em 2008, O modelo cumpre também as rígidas normas de “crash-tests” americanas que obrigam, por exemplo, a cuidados especiais no desenho do formato do painel de instrumentos ou da implementação de ajustes na secção dianteira, visando a protecção dos peões.

Consumos

Os consumos continuam, como seria de esperar, bastante reduzidos. As versões a gasolina apresentam um consumo inferior a 5 l/100 km, enquanto que o diesel realiza 3,5l/100 km sob condições normais e um nível de apenas 90 g/ km de emissões de dióxido de carbono.

Lá mais para o final de 2007 será lançado o Smart Fortwo com arranque automático, baseado na versão a gasolina com 71 cv, capaz de assegurar mais 13% de economia de combustível no tráfego urbano (segundo dados oficiais). Este sistema caracteriza-se pela desactivação automática do motor de 3 cilindros ao parar nos semáforos, voltando a ligar-se assim que o condutor carregar no pedal do acelerador.

Equipamento

As linhas de equipamento continuam a ser referenciadas por pure, pulse e passion. Enquanto a linha pure dispõe de um tecto em material sintético, as linhas pulse e passion dispõem de um tecto panorâmico de policarboneto de elevada resistência. Os adeptos da versão BRABUS também não foram esquecidos: a introdução da nova versão BRABUS do fortwo está prevista para o segundo semestre de 2007.

Resta esperar pela chegada do modelo ao território nacional, para comprovar as melhorias e verificar se o saldo da marca passa a positivo.