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segunda-feira, novembro 14, 2005

Sorteio do Fórum Algarve


Agora pela altura do Natal, como vem sendo hábito, o Fórum Algarve decidiu sortear um automóvel. Como alguns amigos meus me têm abordado a pedir informações, decidi explicitar as principais características da viatura em questão. Trata-se precisamente do Porsche Cayenne, o primeiro SUV (Sports Utility Vehicle) da marca alemã, que tem aumentado os lucros da empresa, desde o seu lançamento. A viatura em sorteio é a mais baixa da gama, com um "fraquito" motor V6, 3.2l com 250 cv. Digo "fraquito", não pela potência do motor, mas sim pelo facto de ter de arrastar com os cerca de 2200kg que pesa o veículo, traduzindo-se numa relação peso/potência pouco favorável. Mesmo assim, consegue cumprir, segundo os dados da marca, dos 0 aos 100km/h em 9,1 segundos (9,7 se for com caixa automática) e estabelecer uma velocidade máxima de 214 km/h, o que não deixa de ser assinalável, pelo peso e deficiente coefeciente aerodinamico que um veículo deste tamanho apresenta.
Como não poderia deixar de ser, os consumos cifram-se na casa dos 18 litros aos 100km (em condução urbana). A autonomia não está em questão, pois o depósito conta com uma capacidade de 100 litros, o que dá para fazer alguns quilómetros, agora o problema será na altura de o abastecer (com o Cayenne será uma tarefa quase diária), pois encher 100l de gasolina nos dias que correm, significa ter de vender a casa, a mulher e os filhos... Para além disto, apresenta uma habitabilidade boa derivada dos seus 4.782mm de comprimento e uma mala bastante grande, que alberga 540l de carga. Contudo, a suspensão é algo seca, proporcionando um conforto apenas aceitável. Sendo uma marca de cariz desportivo, a Porsche optou por uma suspensão bastante dura, para evitar o adornar da carroçaria, o que se traduz num bom desempenho na estrada, envergonhando alguns desportivos em curvas mais apertadas. Claro que não se pode abusar com tanto peso, mas comparativamente a outras propostas do segmento é uma das referências.
Apesar de o público alvo deste tipo de veículos raramente, ou nunca, realizar saídas fora de estrada, a capacidade do Porsche em progredir no todo-terreno é impressionante, contando com transmissão integral com acoplamento viscoso (repartição 38/62 frente/trás), diferencial central controlado electronicamente e redutoras, deixando qualquer um de boca aberta (infelizmente não tive a possibilidade de ver ao vivo, mas já vi em videos e asseguro-vos que fiquei estupefacto). O único senão, será talvez a limitada altura ao solo.
Por fim, o preço: 74465 euros é quanto um "tanque" do género vale.