Edercc - Para quem gosta de Automoveis

sexta-feira, agosto 11, 2006

Um desportivo... eléctrico!

Os automóveis eléctricos sempre estiveram associados a uma estética horrível (derivada da necessidade de um bom coeficiente aerodinâmico), performances sofríveis e reduzida autonomia. A Tesla Motors pretende alterar esta imagem com o seu novo desportivo, construído em colaboração com a Lotus. O Tesla tem 250cv, atinge cerca de 210km/h de velocidade máxima e faz dos 0 aos 100km/h nuns impressionastes 4 segundos! A explicação para esta aceleração tão fulgurante encontra-se no reduzido peso do conjunto, mas sobretudo na capacidade que os motores eléctricos têm de transmitir 100% do binário em praticamente qualquer gama de rotações, chegando a umas inebriantes 13500rpm de capacidade máxima. Com a bateria completamente cheia, o desportivo consegue percorrer até 400km’s. O veículo está equipado com um sistema de regeneração autónomo, capaz de aproveitar alguma energia, sempre que se desacelera. Para recarregar as baterias basta ligar a uma tomada vulgar de casa, levando cerca de três horas e meia até atingir a carga completa.
Finalmente a pior notícia: o seu preço deverá rondar os 100 mil euros...


Opinião Edercc: Estou rendido... nunca gostei destas modernices mas devo confessar que me agrada a ideia de ultrapassar o porsche do meu vizinho num carro eléctrico, com a vantagem de não poluir o ambiente. Pena é não fazer um barulho tão encantador como o 6 cilindros boxer do porsche... mas também não se pode ter tudo. O mais engraçado será ver as facturas da electricidade no final do mês...

3 Comments:

  • giro...no minimo!
    Mas não existe nada que compense a "roncada" de um poderoso motor a gasolina.

    By Blogger FodidosTe@m-clã-, at 14/8/06 21:07  

  • O carro referenciado no artigo do blog, Tesla, é carro eléctrico que para mim tem a grande vantagem da não utilização de combustível, mas ele é pouco prático devido ao carregamento das baterias numa tomada doméstica e o elevado custo.
    Apesar da minha maior preferência dos motores a gasolina, penso que os híbridos são o futuro dos automóveis, porque mais tarde ou mais cedo o petróleo começa a escassear devido à sua exploração, a não ser que se invista mais na procura de mais poços de petróleo, de qualquer maneira o custo esta cada vez mais elevado, falando juntamente com os impostos. Temos que nos adaptar e acreditar que haverá mais veículos híbridos e a ainda mais a variante de desportivos, que tanto nós deliramos, num preço reduzido, mas para isso as pessoas têm-se mentalizar para haver maior procura e depois uma maior produção e consequentemente uma redução do custo de produção desses veículos.
    Melhor solução possível, para mim era a combinação de híbrido com o etanol ou hidrogénio, gás natural, biodisel.

    By Anonymous Anónimo, at 19/8/06 19:59  

  • Very cool design! Useful information. Go on! »

    By Anonymous Anónimo, at 26/4/07 01:17  

Enviar um comentário

<< Home