Edercc - Para quem gosta de Automoveis

domingo, abril 02, 2006

Alonso vence G.P da Austrália

Fernando Alonso e a Renault viram a sua vantagem aumentar face aos adversários ao conquistar o lugar mais alto do pódio no G.P da Austrália. Esta foi uma prova cheia de incidentes e algumas situações caricatas. Fisichella deixou o motor ir abaixo na volta de formação da grelha de partida, acabando por hipotecar as suas aspirações de um lugar no pódio, sendo obrigado a partir em último lugar da via das boxes. J. Pablo Montoya realizou um pião também na volta de apresentação, situação que não trouxe quaisquer consequências directas para o piloto, excepto o embaraço da situação.

Na primeira volta Klien, Massa e Rosberg vêem-se envolvidos num acidente, levando imediatamente à desistência do piloto da Ferrari e da Williams. O Safety Car entra em pista, mas assim que sai, Alonso aproveita para se aproximar rapidamente de Button (que estava em 1º lugar) para o ultrapassar.

Christian Klien que tinha danificado a suspensão no toque com Massa, viu a mesma quebrar-se numa recta, provocando um aparatoso acidente, felizmente sem quaisquer consequências físicas para o piloto. A entrada da recta da meta provocou também duas vítimas, primeiro com Michael Shumacher que alargou em demasia a sua trajectória, batendo com o fundo do monolugar num ressalto do corrector, projectando-o contra o muro, sendo mais tarde a vez de Montoya, a 11 voltas do fim, que evitou o despiste, mas viu o carro simplesmente deixar de funcionar. Entretanto, Jenson Button ia perdendo alguns lugares, devido a tempos abaixo da média, muito provavelmente a problemas com o motor. Contudo, nada fazia prever o azar do piloto Inglês, quando na última volta, estando a discutir a 5ª posição com Fisichella, vê o motor Honda rebentar em chamas, ficando imobilizado a cerca de 10 metros da meta! Desespero total para o piloto inglês e para a Honda, que disseram adeus a preciosos pontos.

Quanto ao português Tiago Monteiro acabou tristemente por desistir, vítima de um problema hidráulico no diferencial do Midland, numa altura em estava a realizar tempos muito próximos de Rubens Barrichello e de Coulthard.

Esta é a classificação final:

1º F. Alonso (Renault)

2º K. Raikkonen (Mclaren/Mercedes)

3º Ralf Shumacher (Toyota)

4º N. Heidfeld (BMW)

5º G. Fisichela (Renault)

6º J. Villeneuve (BMW)