Como reduzir o consumo da sua viatura
Nestes últimos dias tenho sido confrontando com uma série de dúvidas relativamente ao consumo de combustível dos automóveis. Como posso gastar menos? Que devo fazer? São algumas das questões que colegas e amigos me têm apresentado. De facto, com as constantes subidas de preço dos combustíveis, andamos todos com a “corda ao pescoço”. Apesar de não haver soluções "mágicas", existem uma série de medidas que podem fazer a diferença no final do mês. Por essa razão, aqui está uma lista de conselhos que podem ajudar:
- Observar a pressão dos pneus. Uma diferença de médio bar em relação ao aconselhado pelo fabricante é o suficiente para aumentar 5% o consumo. Para além disso, uma pressão incorrecta deteriora os pneus mais rapidamente e altera o comportamento do veículo;
- Evitar peso desnecessário. Cada kg a mais, significa que o motor necessita de despender mais energia para se locomover;
- Ter atenção aos índices aerodinâmicos. Por exemplo um vidro aberto aumenta o consumo em 5%. Quanto mais fluida for a deslocação de ar pelo veículo, melhor será para os consumos. O mesmo se aplica a todos os objectos exteriores do veículo, como por exemplo os suportes para as bicicletas e afins, que podem provocar aumentos de 12%. Se tiver um descapotável evite andar com a capota aberta se quiser poupar algum dinheiro...;
- Respeite as revisões periódicas. Um motor mal afinado pode influenciar a conta ao fim do mês. Verifique também o nível de óleo com periodicidade;
- Poupar a energia eléctrica. Quanto mais dispositivos eléctricos estiverem a ser utilizados, mais se gastará. O ar condicionado e os faróis são dos que mais energia gastam, mas inclusive uma coisa tão simples como a ventoinha do desembaciador, apresenta um consumo adicional aproximado de um litro em cada dez horas de utilização;
- Evitar as pequenas deslocações. Um motor necessita de atingir uma óptima temperatura de funcionamento. O motor frio de um veículo de gama média consome aproximadamente uma média de 30 litros de combustível aos 100km’s. Logo após o primeiro km de marcha, esta média reduz para 20 litros. Só depois de percorrer cerca de 4-5 km’s, quando o motor já atingiu a sua temperatura normal de funcionamento é que o consumo normaliza. Por essa razão deve-se evitar deslocações curtas, pois são as que apresentam maiores custos; A condução urbana, com constante "pára-arranca", também influência negativamente o consumo.
- Realizar uma condução suave. Não significa isto andar a "passo de tartaruga", mas evitar as manobras mais violentas, principalmente no arranque. As mudanças devem ser trocadas preferencialmente por volta das 2000 rpm, pois acima deste valor está a esticar-se o motor e abaixo também induz a um acréscimo do consumo. Se possuir uma caixa automática basta não pisar demasiado o acelerador, evitando deste modo o Kick-down.
Para além disso, quanto menos se travar melhor. Evite andar atrás de veículos lentos que travam constantemente. Numa auto-estrada é preferível acelerar um pouco mais nas descidas, de modo a “embalar” a viatura, para depois reduzir o “pé” nas subidas;
- Reduzir os períodos em ralenti. Quando a viatura se encontra imobilizada durante tempos superiores a 40 segundos, vale a pena desligar o motor. Menos do que este tempo, o combustível necessário para por o motor em marcha não compensa;
- A temperatura exterior tem influência nos consumos. Uma viatura gasta mais de Inverno do que no Verão.
Convém ter em atenção que estes são apenas alguns conselhos, pois cabe ao próprio condutor verificar/ identificar as situações e definir as melhores medidas a adoptar, tendo sempre em conta a segurança e a mobilidade na estrada.
3 Comments:
É sempre bom sabermos onde poupar. A gasolina agora tem baixado um pouco, mas mesmo assim.... Eu ainda sou do tempo em que a gasolina sem chumbo 95 custava 0.95 euros e a sem chumbo 98 custava 0.98 euros o litro, é por isso que de vez em quando vou passear a Espanha, e encher o depósito em Ayamonte....
By Patricia, at 30/11/05 10:32
Olhas mas que belos conselhos, lol por acaso a maior parte já me tinha apercebido mas alguns na tinha noção
By Mikas, at 30/11/05 19:27
muito à frente edinho.era mesmo disto que eu precisava.
By Tiago Griff, at 5/12/05 13:02
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