Edercc - Para quem gosta de Automoveis

quarta-feira, abril 26, 2006

É uma moto ou um carro?...



Quantas vezes já sonhou em conciliar a agilidade de uma moto com o conforto de um automóvel? Pois bem, segundo o site Top Gear, parece que essa ideia está bem mais próximo da realidade do que pensa, com o Clever (Compact Low Emission Vehicle for Urban Transport). Com um design futurista (parece ter sido retirado do filme Blade Runner) e um motor que funciona a gás natural, promete consumos comedidos, baixas emissões de poluentes e performances entusiasmantes. Para além disso, a traseira possui duas rodas para garantir estabilidade enquanto a dianteira é móvel, inclinando-se nas curvas como se de uma moto se trata-se. Está a ser desenvolvido pela Universidade de Bath, com auxílio dos fundos da União Europeia, podendo vir a ser comercializado em 2008.

Já existe um modelo semelhante à venda no Reino Unido, chamado Carver One, com um motor de 4 cilindros de 660cc e turbo compressor, debitando 68 cavalos de potência, mas que graças a seu reduzido peso (pouco mais que 600kg), permite ao pequeno bólide atingir os 100km/h em cerca de 8,5 segundos e chegar a uma velocidade máxima de 185 km/h.

Opinião Edercc: Nada mau... pode ser uma boa alternativa nas cidades.
Engraçado... será que também faz cavalinho?!

segunda-feira, abril 24, 2006

Salão Internacional do Automóvel de Portugal

Do dia 28 de Abril a 7 de Maio irá decorrer o evento considerado como “Santo Graal” dos amantes das 4 rodas, isto é, o Salão Internacional do Automóvel de Portugal. Utilizando os quatro pavilhões da FIL (Parque das Nações em Lisboa), apresenta uma área de 40 mil metros quadrados, esperando-se cerca de 250 mil visitantes. Contará com inúmeros lançamentos, bem como uma estreia Mundial (Audi TT) e outra europeia (Restyling do Mercedes Classe E). Quanto às estreias nacionais a não perder (algumas delas bastante interessantes no nosso mercado) serão: Opel GT, Saab 9-3 Cabrio 1.9TiD, o novo Volvo S80, Alfa Romeo Brera, Cadillac BLS, o SUV Chevrolet Captiva ou ainda a introdução da marca americana Dodge no mercado nacional. Para aqueles que gostam de sonhar bem alto temos ainda os grandes superdesportivos como o novo Ferrari 599 GTB, um italiano puro sangue com 620cv, o Lamborghini Gallardo Spider, o Maserati MC12 ou ainda o Bentley Continental GT na sua versão Diamond Séries.

Não se pense que é tudo, pois existem cerca de 1400 metros quadrados destinados à área temática subordinada ao tema “Segurança, Ambiente, Mobilidade e Novas Tecnologias”.

28 de Abril – 19H00 às 24H00

Sábados, Domingos e Feriados – 14h00 às 24h00

Dias da Semana – 17H00 às 24H00

07 de Maio (Encerramento) – 20h00

Preço dos bilhetes - 8 euros


Opinião Edercc: Para quem gosta de ver outras "bombas" sugiro que visitem o stand da Seat, onde estará a Soraia Chaves a representar a marca...

sexta-feira, abril 21, 2006

JCB Dieselmax Streamliner


A JCB, famosa empresa britânica de máquinas Agrícolas e de construção, apresentou há poucos dias um veículo muito especial, designado Dieselmax Streamliner, com o qual pretende bater o recorde de velocidade terrestre para uma viatura diesel. Para o fazer, o Dieselmax dispõe de dois motores (um para as rodas dianteiras e outro para as de trás) com cerca de 5.0 litros, turbodiesel e injecção directa, capazes de desenvolver 750cv cada, perfazendo nada mais nada menos que 1500 cavalos no total. Os técnicos esperam que esta potência seja suficiente para locomover as cerca de 2,5 toneladas da viatura até bem perto dos 500km/h, marca que será suficiente para bater o actual recorde, conquistado em 1973 pelo Thermo King Streamliner que alcançou os 379 km/h.
A tentativa está agendada para Agosto de 2006 nos EUA.

quinta-feira, abril 13, 2006

Lexus LS 600H



A Lexus apresentou no Salão de Nova Iorque o LS 600H. O que tem este carro de tão especial? Em primeiro lugar é mais um modelo da reputada gama LS, o que significa “toneladas” de luxo e equipamento. Em segundo lugar trata-se do primeiro V8 Híbrido do Mundo, conjugando um potente 5.0 Litros de 8 cilindros com um motor eléctrico de elevado rendimento. Esta solução permite ao V8 apresentar os consumos mais comedidos da sua classe, reduzir as emissões poluentes, para além de garantir uma grande capacidade de resposta graças aos seus 430cv, bem como ao elevado binário disponível em toda a gama de rotações. A Lexus promete ainda uma suavidade e silêncio de rolamento ímpares. Resta acrescentar que o veículo dispõe de tracção às quatro rodas.

O LS 600h promete abalar o mercado das berlinas de luxo, principalmente no mercado americano, onde tem crescido a apetência por automóveis híbridos.

terça-feira, abril 11, 2006

Novo Ford V8 diesel

A Ford apresentou um novo motor diesel 3,6 litros V8, com 270cv de potência e uns impressionantes 640Nm de binário. Esta nova unidade motriz foi desenvolvida a partir do bloco V6 biturbo de 2700cc que equipa actualmente uma série de veículos, tais como os Land Rover/Range Rover (neste caso com apenas um turbo, debitando 190cv), Jaguar, Peugeot e Citroen. O desenvolvimento deste novo motor representou um investimento superior a 12,2 milhões de libras na fábrica de Dagenham (no Reino Unido), o actual centro de desenvolvimento de motores diesel da marca, esperando vir a construir cerca de 25 000 unidades por ano.

Este novo motor será uma “lufada de ar fresco” para alguns modelos, principalmente dos segmentos mais elitistas, onde os consumidores sentiam a falta de um motor mais potente. Exemplo disso será o Range Rover (principalmente o Sport), cujo peso elevado exigia mais potência, bem como alguns modelos Jaguar (S-Type e XJ), para não defraudar a herança desportiva da marca.

quinta-feira, abril 06, 2006

Fast and the Furious 3

A Universal Pictures já revelou o novo trailer da sequela de Velocidade Furiosa, desta vez com o subtítulo, Desafio em Tóquio.

Tal como o nome indica, o novo filme irá desenrolar-se nas frenéticas ruas de Tóquio, focando desta vez as corridas de drift (derrapagens controladas).

Realizado por Justin Lin, chega aos cinemas a 16 de Junho nos E.U.A.


Para ver o trailer:
http://movies.yahoo.com/feature/thefastandthefurioustokyodrift.html

Apresentação do novo Audi TT

Hoje a Audi irá apresentar o novo TT, às 17h30. O acontecimento pode ser observado em directo no microsite criado especificamente para o modelo, tal como aconteceu anteriormente com o Q7.


Site da apresentação:

http://microsites.audi.com/auditt-lounge/html/flash.php?lang=pt

quarta-feira, abril 05, 2006

Noble M15



A marca britânica Noble apresentou o seu novo modelo, designado M15. Trata-se de um desportivo de dois lugares com motor central, mas ao contrário dos outros modelos da marca, considerados mais puristas e que não fazem concessões ao conforto, acrescenta agora um habitáculo mais luxuoso, bastante equipamento de série (sistema de navegação GPS com painel táctil, leitor de cd’s, MP3 e DVD com capacidade para 6 discos, ar condicionado, espelhos eléctricos aquecidos, abertura da tampa da mala eléctrica, etc.), bem como uma mala espaçosa, tendo em conta o género de veículo, com capacidade para 300 litros (é na verdade dividida em dois espaços, uma à frente e outra atrás do veículo), tornando este automóvel mais prático de utilizar no dia-a-dia, pretendendo rivalizar com outras propostas do mercado, como o Porsche 911.
O motor é um 3.0 litros de origem Ford, mas com uns “pozinhos mágicos”, tais como dois turbocompressores e um intercooler, que elevam a potência para uns consideráveis 455cv. Com um peso de apenas 1250kg, as prestações são avassaladoras, necessitando de menos de 3.5 segundos dos 0 aos 100km/h e uma velocidade máxima de 297km/h.

domingo, abril 02, 2006

Alonso vence G.P da Austrália

Fernando Alonso e a Renault viram a sua vantagem aumentar face aos adversários ao conquistar o lugar mais alto do pódio no G.P da Austrália. Esta foi uma prova cheia de incidentes e algumas situações caricatas. Fisichella deixou o motor ir abaixo na volta de formação da grelha de partida, acabando por hipotecar as suas aspirações de um lugar no pódio, sendo obrigado a partir em último lugar da via das boxes. J. Pablo Montoya realizou um pião também na volta de apresentação, situação que não trouxe quaisquer consequências directas para o piloto, excepto o embaraço da situação.

Na primeira volta Klien, Massa e Rosberg vêem-se envolvidos num acidente, levando imediatamente à desistência do piloto da Ferrari e da Williams. O Safety Car entra em pista, mas assim que sai, Alonso aproveita para se aproximar rapidamente de Button (que estava em 1º lugar) para o ultrapassar.

Christian Klien que tinha danificado a suspensão no toque com Massa, viu a mesma quebrar-se numa recta, provocando um aparatoso acidente, felizmente sem quaisquer consequências físicas para o piloto. A entrada da recta da meta provocou também duas vítimas, primeiro com Michael Shumacher que alargou em demasia a sua trajectória, batendo com o fundo do monolugar num ressalto do corrector, projectando-o contra o muro, sendo mais tarde a vez de Montoya, a 11 voltas do fim, que evitou o despiste, mas viu o carro simplesmente deixar de funcionar. Entretanto, Jenson Button ia perdendo alguns lugares, devido a tempos abaixo da média, muito provavelmente a problemas com o motor. Contudo, nada fazia prever o azar do piloto Inglês, quando na última volta, estando a discutir a 5ª posição com Fisichella, vê o motor Honda rebentar em chamas, ficando imobilizado a cerca de 10 metros da meta! Desespero total para o piloto inglês e para a Honda, que disseram adeus a preciosos pontos.

Quanto ao português Tiago Monteiro acabou tristemente por desistir, vítima de um problema hidráulico no diferencial do Midland, numa altura em estava a realizar tempos muito próximos de Rubens Barrichello e de Coulthard.

Esta é a classificação final:

1º F. Alonso (Renault)

2º K. Raikkonen (Mclaren/Mercedes)

3º Ralf Shumacher (Toyota)

4º N. Heidfeld (BMW)

5º G. Fisichela (Renault)

6º J. Villeneuve (BMW)